Livros - Submarino.com.br

Site da semana: Calouros, Veteranos e Trotes – Trote Cidadão 2009

Publicado em

Primeira semana de aulas na Faculdade e o “bicho” já tem uma boa noção do que espera ele: cara pintada, cabelo raspado, vaquinha no transito pra bancar a cervejada dos veteranos e muito bom humor por causa de trotes do começo das aulas.

Por mais que a pessoa se sinta “lesada”, o bom senso diz pra levar tudo no espirito esportivo, afinal é o seu momento de crescimento pessoal por todas estas novidades em sua vida, e os veteranos já “entediados” com a vivência na faculdade dão o troco em alguém por terem sido os bichos mais zoados em semestres anteriores.

Trote Cidadão 2009

Mas tirando todo esse dilema do novato participar ou não da “tradição divertida” do trote feito pelos veteranos, as universidades e organizações estudantis abrem um bom espaço nessa época do ano para o “Trote Cidadão”, que nada é alem de ações de veteranos para mobilizar estes alunos calouros em doações de sangue, arrecadação de alimentos e roupas, … com uma razão sólida de acontecer, muito além da farra do boi que de vez em quando se transformam os trotes tradicionais.

O Trote Cidadão foi criado em 1998 pelo FENEAD – Federação Nacional dos Estudantes de Administração, depois da morte de um calouro em trotes da USP.

1x1.trans Site da semana: Calouros, Veteranos e Trotes Trote Cidadão 2009

Segundo o site da UNE, União Nacional dos Estudantes, a campanha do trote cidadão 2009 visa o seguinte:

A recepção dos calouros marca o início do ano letivo. Trata-se de um ritual de passagem que, muitas vezes, faz parte da comemoração e representa um rito que facilita a aceitação no grupo social. Mas, infelizmente, não é raro assistir cenas de violência, neste que deveria ser um momento de celebração.

O objetivo é receber os novos alunos com ações de cunho social, com base no eixo 8 da plataforma “8 jeitos de mudar o mundo”, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O eixo 8 consiste em estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. Daniel Vaz, da ONG Opção Brasil, informou que a idéia surgiu em 1998, depois do trágico episódio da morte de um calouro de medicina da USP, em São Paulo. “Este ano queremos garantir a participação da juventude para reduzir as desigualdades”, disse.

A sugestão é que os veteranos promovam aulas inaugurais, pedágios solidários, festas com arrecadação de livros, mutirões de limpeza ambiental, jogos interfaculdades, visitas à instituições, entre outras ações. Participe.

De qualquer jeito, trote com bom humor ou trote solidario, o “espirito da coisa” é de confraternização e boas-vindas, pela minha experiencia pessoal na Faculdade e na Escola Técnica, e não de violencia ou linxamento sumário, como nos casos extremos de trotes no Brasil.

Links recomendados:

  • Citações no twitter Duvidas no ForumAssinar Feed

    165 assinantes do Feed
    322 assinantes por e-mail
    433 noticias com 1523 comentarios
    34k posts no Forum e 1900k downloads