Livros - Submarino.com.br

Dica de leitura: “Os Vermes”, de Jose Roberto Torero e M.A.Pimenta

Publicado em

Com a proximidade das eleições resolvi postar aqui sobre o unico livro sobre política que levei a sério até hoje. “Levar a sério” não é exatamente o termo, até porque o personagem principal é muito irônico, sendo um microorganismo reagindo aos altos e baixos emocionais de um profissional na arte de mentir e enganar.

vermes Dica de leitura: Os Vermes, de Jose Roberto Torero e M.A.Pimenta

Abaixo a Resenha do blog Soco na Costela, que dá uma medida exata do humor provocador do Livro.

Os vermes, uma Comédia Política
De: José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta
Editora Objetiva

Imagine um verme passeando dentro do seu corpo. Visitando lugares onde você nunca irá ver. Explorando as suas entranhas e fuçando dentro das suas cavidades mais íntimas. Pois bem. Essa é a história contada no livro Os Vermes dos jornalistas José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta.

A obra é uma comédia política que mostra os bastidores de uma cidade fictícia chamada Arca. Nela vivem os homens da política de um país também fictício. Detalhe, a biografia desse verme é feita de dentro de um grande e poderoso político. Para os ingênuos que ainda querem prosseguir nas veias do jornalismo, a leitura é leve e imprescindível.

Apesar de ser uma história bem humorada ela mostra os detalhes da corrupção da política e como os homens eleitos pelo povo utilizam o poder para benefício próprio. Qualquer semelhança com Brasília é uma mera coincidência. Ao final você verá que o ser mais decente da história é o verme e ofendemos a classe dos helmintos adjetivando políticos de vermes. Mil desculpas aos vermes.

Vale a pena ler.


 

Eleições 2010: “Show da Democracia”

Talvez você tenha a boa expectativa de que qualquer político que for eleito pela primeira vez para Brasilia ou seu estado se empenhe em mudar o esquema – contaminado de corrupção e acordos obscuros com Lobistas.

Mas, na verdade, ao pisar naquele “solo sagrado” que é o Congresso Nacional ou uma Câmara Estadual (estou falando do mais ralés, que são Deputados Federais e estaduais) sua primeira atitude é procurar aliados. E, nessa lama chamada “troca de favores” a sua idéia de “democracia representativa” pára e pisa no freio de uma maneira que nenhuma lei ou verba regional tem maioria sem a negociata dos bastidores entre as bancadas, até a ultima gota de influência que estiver ao alcance do deputado. Isso é bom pra quem? Pros lobistas de empresas/associações que patrocinaram campanhas e têm acesso direto a varios parlamentares, ou pra quem votou nele e não tem nem a opção de recall?

Caso você tenha interesse em ler noticias sobre política, pode seguir esta lista que criei no Twitter com perfis de jornalistas e quem gosta de discutir esse tema no dia-a-dia. Note que eu não distingo petistas, marinistas e tucanos, então por favor não seja um troll fanático ofendendo qualquer um deles, pratique democracia na sua timeline icon wink Dica de leitura: Os Vermes, de Jose Roberto Torero e M.A.Pimenta

Links externos

  • Ira: Xadrez, Truco e Outras Guerras – Blog Agleoeoleo
  • Os Vermes – Blog Soco na Costela
  • Os Vermes, uma comédia politica – Central da Cultura

 

 

 

Tags: ,


Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>