Livros - Submarino.com.br

Dicas básicas para PC Gamers

Publicado em

1x1.trans Dicas básicas para PC Gamers

LEGENDA:
Link azul: dica de site dentro do assunto
Link vermelho: Off-Topic com algum bom humor

Introdução: O que você procura? Imagem impecável ou bons FPS?

A vida de um PC Gamer não se resume só a pegar o joystick e sair jogando, como faz o dono de um Playstation 3, Xbox 360 ou Wii. Talvez o dono de um computador pareça mais com um piloto de fórmula 1, que precisa reinventar o seu conhecimento teórico e prático a cada corrida: primeiro monta as peças com a sua possibilidade financeira, depois faz ajustes finos e, por fim, vai pra jogatina, agora sim na prática.

Peças básicas de um PC para jogos

  1. Motherboard (Placa-mãe): principal peça do PC, onde as placas de video, CPU e memória RAM são encaixados. O Principal ajuste de software na placa-mãe é a atualizaçaõ da Bios.

    Mas pra placa-mãe sempre vale aquela máxima: em time que está ganhando, não se mexe, porque caso falte luz no momento de estar atualizando a Bios você perde a sua placa-mãe.

  2. CPU: componente que muitas vezes dá gargalo em jogos 3D. Comprar um novo computador pra Games hoje em dia com núcleo simples e não Dual Core ou mesmo Quad Core é impensável, pois o desempenho destas tecnologias mais novas é muito superior, além da própria presença de mais de 1 processador. O consumo de energia dos Dual/Quad Core também é baixo em comparação a chips de nucleo unico.

    1x1.trans Dicas básicas para PC Gamers
    Imagem: comparativo do jogo Far Cry 2 com varios Processadores recentes, na mesma configuração de maquina. Fonte: Anandtech.

  3. Memória RAM: 2gbytes de RAM DDR2 são basicos para jogar em Windows XP ou 3 gbytes no Windows Vista. A tendencia é aumentar a velocidade de acesso (menor tempo em “ms”, milisegundos) e barramento (800Hz ou mais) das memórias com o tempo, mas se manter nessa quantidade de Gbytes. 1 pente de 2gb dá boa margem para um upgrade futuro (Placas-mãe mais baratas tem só 2 “slots”, encaixes, para memória RAM). Comprar 2 pentes de 1 gbyte não é um bom negócio para um futuro upgrade de RAM.
  4. Placa de Video 3D, com memória dedicada: componente essencial pra jogos no PC. Com uma PLACA DE VIDEO ONBOARD (IGP) você não vai conseguir jogar games lançados nos ultimos 3 anos com boa imagem e fluência das animações (FPS). Se você comprou um PC “completo” sem uma placa de video com memória dedicada, ele é completo mesmo, mas só para escritório, e não para PC Games. Nota: as placas de videos 3D modernas requerem uma Fonte de Energia especial, com capacidade X de Watts reais. Nenhuma fonte normal (R$30~R$50 dá conta da carga de consumo destas placas de video.

    O “padrão” para as placas de video de bom custo/desempenho (em maio/2009) é este: Memória 512mb DDR3 com barramento 256-bit. Veja estas listas de desempenho de Placas 3D do mercado para uma boa escolha: GEFORCE OU RADEON. O valor importante é a Taxa de Transf. Memória (GB/s).

  5. Placa de som, Home theater 5.1 e joystick não vem ao caso detalhar aqui, mas pessoalmente eu gosto e tenho este conjunto: Placa de som Creative Audigy SE, Conjunto de caixas 5.1 Creative Inspire T6100 e XBOX 360 Controller for Windows.

Drivers + Overclock

Peças espetadas na placa-mãe, tudo configurado com drivers no Windows e instaladas atualizações como pede o Manual da Placa de Video/Motherboard… mas a sua primeira experiencia com um jogo 3D pode não ser das melhores.

  1. Drivers de dispositivo de Placas de Video 3D melhores ou piores são a verdades mais contestadas dos PC Gamers. A cada versão do Catalyst (AMD) e Forceware (nVidia) se fazem melhores drivers pra placas de video novas com jogos novos MAS diminui a performance dos modelos mais antigos com jogos antigos. Assim guardar 4 ou 5 versões de drivers no disco rigido para instalar quando for jogar um Game “A” ou “B” não é nenhum preciosismo. Você pode baixar quase todas as versões mais importantes de drivers de video neste link. Nem sempre a ultima versão disponivel no site da nVidia ou AMD é o ideal pra sua placa 3D + Game, combinados.
  2. Instalado o driver, o básico pra se saber é isso: a qualidade de imagem e sensação 3D nos jogos aumenta ao passo que o desempenho cai. Quando a lentidão for notada você pode apelar para o overclock da placa de video. Algumas tem nos proprios drivers um aplicativo para aumentar até 10% o clock da CPU da Placa 3D (chamado de “core”). As melhores placas para overclock são com memória DDR3 e boa refrigeração. Se o cooler da Placa 3D for só um dissipador (sem ventoinha) evite fazer overclock da Placa 3D.

    Existem programas pra se avaliar se os 10% de overclock são o limite na prática mesmo, ou se podem ser excedidos, ou precisa ser diminuido o overclock pra não ter avarias de componentes da Placa. Esse tipo de programa se chama Benchmark (traduzido: marca de referência). O mais conhecido programa é o “3DMark”

    1x1.trans Dicas básicas para PC Gamers
    Imagem: teste do 3DMark 06. Fonte: bit-tech.

  3. Se o dia que você escolheu pra jogar em seu tempo livre estiver quente demais, seu PC não tem a refrigeração ideal pra dar conta disso e qualquer esporte saudavel for igualmente impraticável, vá assistir um pouco de TV e aumentar a sua cultura.

Tweak básico de Desempenho (sem overclock)

Estas são dicas básicas para melhorar o desempenho de Placas de Video 3D com memória dedicada.

  1. Diminuir a resolução de video: Com texturas menores será consumida menos VRAM e poder da CPU. Diminuir a resolução e melhorar a imagem nas opções 3D de Video aumentando valores de filtros AA e Aniso e ligar o Vsync podem ser uma boa saída pra melhorar a experiência em games.

  2. Ajuste fino no próprio jogo: Jogos de muita vanguarda como Doom III, Half Life 2, Crysis e GTA IV extrapolaram o equipamento popular da época e ditaram um certo “consumismo” para placas de videos com as ultimas tecnologias. Alguns tweaks especificos desses jogos como arquivos “config.ini” (como o “commandline.txt” do GTA IV) podem melhorar também a fluência das animações. Procurando o forum/comunidade de cada jogo em especial é possivel ver como fazer isso.
  3. Qualidade de som: Hoje em dia (maio/2009) o padrão da indústria de Games é de lançar jogos novos como port* em DX10/DX9 direto do Playstation 3/XBOX 360. Talvez em alguns destes jogos adaptados falte uma configuração basica que é diminuir a qualidade de som, o que é um dos principais “sugadores” de recursos de CPU, fora a propria imagem que fica por conta da GPU (placa 3D). Se o seu jogo tiver a opção de diminuir a qualidade de som (Frequencia em “Hz” ou qualidade em “bits”) ou numero de canais (5.1, stereo, etc), esta tambem é uma opção interessante.

Vocabulário (*):

AA: Anti-serrilhamento
Aniso: Sensação de superficie 3D.
DX10: “Linguagem de programação” da microsoft para jogos, distribuida para as produtoras de Games como um pacote SDK e exclusiva do Windows Vista. Um jogo no directx10 é mais pesado por causa do uso de novas tecnologias graficas, enquanto no Directx9 (Windows XP) ele irá rodar mais rapido por exibir menos detalhes gráficos e efeitos especiais.
FPS: Quadros por segundo.
Port: conversão de Jogos feitos primeiro para outras plataformas.
Tweak: “ajuste fino” na qualidade da imagem ou no desempenho do jogo.

Sugestões de Foruns/Sites sobre o assunto

  • Downloads: Guru3D
  • Reviews/Análises de Placas 3D e Fontes nos Foruns Adrenaline, Forum PCs e Clube do Hardware.
  • Forum Overclock.net
  • Toms Hardware

 

 

 

Tags: , , , , , , , , ,


6 comentários para “Dicas básicas para PC Gamers

  1. Muito interessante as dicas de PC GAMERS eu já faz algum tempo querendo montar um para mim, completo e vi algumas coisas ali que vão me ajudar muito na hora de escolher as peças :up:

  2. xD

    Upar PC pra min ée maneiraa de passar tempoo pra novidadess, como meu paii "upar PC pra se manter att com os novos jogos"

  3. Muito interessante as dicas de PC GAMERS eu to já faz algum tempo querendo montar um para mim, completo e vi algumas coisas ali que vão me ajudar muito na hora de escolher as peças :up:

  4. Muito bom, explica muita coisa. Entendendo esse texto, já dá pra escolher melhor o próximo computador a ser comprado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

  • Citações no twitter Duvidas no ForumAssinar Feed

    165 assinantes do Feed
    322 assinantes por e-mail
    433 noticias com 1523 comentarios
    34k posts no Forum e 1900k downloads