Livros - Submarino.com.br

Guardiola: “O que fazemos em vida, ecoa na eternidade”

Publicado em

Via Jumentus FC

O técnico Josep Guardiola, que comandou o Barcelona 08/09 na histórica e inédita Tríplice Coroa de um time espanhol – conquistando Copa do Rei, Liga BBVA (liga nacional da Espanha) e Liga dos Campeões – teve todo o crédito pelo futebol fantástico do Barça especialmente na final, quando marcou 2 gols no time inglês, até então invicto a 25 partidas na Champions League.

Na preparação do time para a grande final, Guardiola fez com a ajuda de amigos publicitarios uma montagem em video com a campanha do Barça em paralelo ao filme “Gladiador”. A Frase “O que fazemos em vida, ecoa na eternidade” é um marco do filme, e virou até clichê em muitos filmes épicos de hollywood lançados nos anos seguintes.

Veja abaixo trechos desta montagem:

Uma comparação Manchester/Barça na decisão da Liga dos Campeões, que pesquei do Blog do Juca Kfouri:

No ano passado, comparei o Manchester United a um bem sucedido e bem vestido advogado, que dirige um Jaguar caríssimo e tem uma profunda conta bancária. Pois bem. Ele está mais famoso, mais rico, e mais confiante.

E certamente não acha – ainda que não diga em público – que seu adversário tem alguma chance.

Já o Barcelona é como um publicitário brilhante.

Usa sua inesgotável criatividade para surpreender quem se acostumou com o que é comum. Dirige um jipe importado, tem uma relação saudável com o dinheiro, e não parece ligar para o que os outros pensam.

E o tipo de pessoa que acredita que ser feliz não é apenas possível, mas provável

De vez em quando a criatividade supera a “eficiência” dos numeros. “Apesar” das Copas de 82, 90 e 94 serem um orgulho pros “Parreiras” da vida, foi o drible do brasileiro que inventou o “futebol-espetáculo” em 58 e 62, e não algum inglês burocrata que implantou o esporte nos colégios ingleses no século 19 como técnica anti-demência.

Com a fase espetacular dos principais jogadores da seleção espanhola, ultima campeã da Eurocopa – torneio entre seleções européias que aconteceu em 2008 na Austria/Suiça – não é dificil prever que a Espanha será tão ou mais favorita que Argentina, Itália e Inglaterra na próxima Copa, com o Brasil um degrau abaixo, com o infeliz do Dunga no comando de uma seleção cheia de volantes, deixando de lado um futebol que o Barça nunca deixou de lado.

 

 

 

Tags: , , , ,


Um comentário em “Guardiola: “O que fazemos em vida, ecoa na eternidade”

  1. Boa comparação de Juca Kfouri. Acho que o Manchester ainda se sentia assim em 2009. Após o apito final, Cristiano Ronaldo balançava a cabeça, incrédulo de ter perdido o título, como se o Manchester fosse mesmo super-favorito para ganhar.

    Nem me fale da Copa de 2010. Com Dunga no comando, só milagres sucessivos podem levar o Brasil à final. Sair campeão, então… Talvez a Espanha seja mesmo a mais favorita ao título.

    Abraço.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>