Sua TV a Cabo está a perigo: projeto de lei em Brasilia pretende obrigar 50% de canais nacionais

ABTA lança campanha “Liberdade na TV”

Fonte: Liberdade na TV


Deputado Jorge Bittar (PT/RJ)
E-mail: [email protected]
Relator na Comissão de Ciência e Tecnologia que pretende impor as cotas obrigatórias para conteúdo nacional nas TVs por assinatura em seu Substitutivo ao Projeto de Lei nº 29 de 2007.

Deputado Wellington Fagundes (PR-MT)
E-mail: [email protected]
Relator na Comissão de Desenvolvimento Econômico que propôs seu Substitutivo ao Projeto de Lei.

Deputado João Maia (PR/RN)
E-mail: [email protected]
Autor do Projeto de Lei n° 1908/07 que estabelece cotas de 50% para conteúdo nacional nas TVs por assinatura.

Para participar da campanha acesse o site www.liberdadenatv.com.br, e envie seu protesto para os autores e relatores do Projeto de Lei. No site você poderá conferir na íntegra o Projeto de Lei n° 29/2007. 4/12/2007, 16:50

Bem, o artigo foi bem comentado pelos visitantes, inclusive mais do que o esperado.

Para saber mais do “outro lado da moeda”, ou melhor, todos os lados - pra falar a verdade este post aqui na Pesbrasil não foi e nem será atualizado por mim sobre como anda o Projeto de Lei n° 1908/07 - Leiam este Blog de um visitante:

http://www.cotastvpaga.blogspot.com/

20 Comentários so far »

  1. sergio felipe said,

    Wrote on Dezembro 14, 2007 @ 16:40

    eu pago pela minha tv por assinatura , então eu escolho o que eu vou assistir , eu não quero que essa lei seja aprovada

  2. Talitha Fernandes said,

    Wrote on Dezembro 31, 2007 @ 18:40

    eu pago pela minha tv por assinatura , então eu escolho o que eu vou assistir , eu não quero que essa lei seja aprovada

  3. anderson martins da silva said,

    Wrote on Janeiro 6, 2008 @ 1:49

    pagamos tv a cabo para não precisarmos assistir as emissoras nacionais que são umas porcarias (prova disto é a Lei n° 1908/07, que obriga; e se fosse e tudo que se obriga não é bom, pois se o fosse assinaríamos voluntariamente) chega destes canais brasileiros de demagogos religiosos, políticos e sociais; chega de Faustão, Gugu, BBB e outros lixos culturais. se as emissoras com canais a cabo no Brasil não têm a capacidade de atrair assinantes pelo conteúdo que apresentam, isso é prova de que não estão a altura de canais norte-americanos. façam programações interessantes e nós teremos o maior prazer de pagar para ver, caso contrário não tente nos empurrar este lixo. QUE LÓGICA TEM? PAGAR CANAIS PARA FICAR DE ENFEITE; E UM ENFEITE DE MUITO MAL GOSTO DIGA-DE DE PASSAGEM…

  4. elyson said,

    Wrote on Janeiro 10, 2008 @ 19:39

    CARTA DE PROTESTO CONTRA A INTERVENÇÃO NA MINHA VIDA PRIVADA.

    Assistindo outro dia minha televisão a cabo (sei que para os discursos que levam à massa de ignorantes deste país, isso é coisa de burguês), deparei-me com algo estarrecedor: a volta da censura.

    Eu pago essa TV, portanto tenho liberdade de escolher o que, quando, como, onde e porque quero assistir.
    Seu projeto se trata de uma invasão à vida privada dos cidadãos, tem cunho ditatorial (era esperado isso do PT - o Partido dos Trapalhões), além de cercear a liberdade de comunicação.
    Acho que devem ter lido a cartilha do companheiro Hugo Chávez (o livro de cabeceira do Lula e dos sectários do PT), só 100 anos atrasado frente ao panorama atual da economia globalizada.
    Um breve alerta: cuidado, o norte e o oeste do Brasil -sil-sil estão em sério risco de, em breve, serem invadidos pelos companheiros e hermanos Hugo e Evo.

    Deputado, o senhor deveria se preocupar em melhorar a educação das nossas crianças, pois o ensino fundamental está cada vez pior; deveria se preocupar em elaborar projetos que preparassem os cidadãos para assumirem seu lugar no mercado de trabalho a fim de lhes devolver a dignidade; deveria se preocupar em reprimir a prostituição infantil, o tráfico de mulheres, o trabalho escravo e infantil, o tráfico de drogas e o descaminho; deveria se preocupar em colocar mais crianças na escola; deveria se preocupar em dar assistência às vítimas de AIDS, das drogas e assistência às famílias vítimas da violência; deveria se preocupar com a péssima segurança que reina nesse país; deveria se preocupar com o caos que é a saúde; deveria se preocupar com a tributação escorchante que enfrentamos; deveria se preocupar com o desenvolvimento do norte e nordeste; deveria se preocupar com as universidades federais que estão em ruínas; deveria se preocupar com o desenvolvimento científico; deveria se preocupar com o péssimo atendimento da justiça; deveria se preocupar com a crise de infra estrutura que enfrentamos e que, em breve, piorará; deveria se preocupar com a má aplicação de recursos públicos e, principalmente, com a corrupção que assola esse país (Câmara dos Deputados, Senado Federal e Judiciário).
    Quanta coisa esquecida ein? Mas… a programação da TV a cabo é prioridade nacional não é?

    Infelizmente, o senhor prefere utilizar seu tempo elaborando projetos que levam o nada a lugar algum, cuja relevância para os interesses da nação é simplesmente nula. Afinal, o que pretende com isso? Isolar culturalmente nosso país, nos obrigar a assistir a “excelente” programação da TV brasileira (resumida em novelas, programas de auditório, programas evangélicos, padre Marcelo, a Praça é Nossa, Zorra Total e Xou da Xuxa)?

    Como um falante dos idiomas inglês, alemão, japonês e italiano, gosto de assistir BBC, CNN, Deutsch Welle, NHK e RAI.
    Gosto muito também de History Channel, Discovery Channel, National Geografic, Animal Planet e Discovery Civilization, pois acrescentam alguma coisa às nossas vidas.

    Serei eu impedido de assistir ao que gosto por um capricho seu de ataque de nacionalismo exacerbado a Policarpo Quaresma?

    Caia na real deputado!!!
    Pare de querer invadir a privacidade dos cidadãos e de querer determinar o quê devemos ou não assistir.

    Faça projetos relevantes e que tragam benefícios ao povo desse país e que nos coloquem no primeiro mundo, pois o nosso desempenho é o pior do grupo BRIC.
    Faça propostas para desengessar o Estado Brasileiro, pois a “Constituição Cidadã�? está completamente fora da realidade que o mundo lá fora nos demanda, a fim de que possamos crescer.

    Saiba que o senhor é nosso empregado. O povo lhe fez um favor de elegê-lo, lhe dando um voto de confiança.
    Seu salário, bem como suas regalias, são oriundos dos tributos que recolhemos aos cofres públicos. Portanto, tem o dever de desempenhar bem, atendendo aos interesses da nação e do povo. Jamais deveria perder o seu tempo (que por sinal é muito bem remunerado) com tolices como a que propôs.

    É uma pena não haver recall no Brasil, pois, certamente, muitos de vocês já estariam no olho da rua pelo “excelente” desempenho que mostram.
    Aliás, eu gostaria de por um dia ser o Justus com carta branca no setor público para fazer uma faxina, começando na presidência e acabando nos penduricalhos que mamam recursos do Estado.

    O mal de vocês é acharem que podem tudo porque detêm um cargo público. É corriqueiro virem com a máxima:
    “Você sabe com quem está falando?” (já fui vitima disso por parte de um vereadorzinho; pasme… do PT - Partido dos Trapalhões e de um auditor fiscal, o qual denunciei).

    Eu simplesmente respondo:

    “E quem vocês pensam que são?”

    Deputado, arquive esse projeto a fim de evitar transtornos aos cidadãos, as empresas de TV a cabo e à Justiça, pois certamente haverá uma enxurrada de ações de inconstitucionalidade, no controle difuso, o que culminará em mais uma inutilidade a ser discutida pelo STF
    Sem falar na provável queda de receitas nas empresas de TV a cabo (certamente eu cancelaria meu contrato e muitos outros brasileiros o fariam) e conseqüente desemprego (mais uma vez, o povo será prejudicado por conta de uma idéia luminosa nonsense).
    Como cidadão que sou, é meu direito e meu dever exigir que seu tempo seja bem empregado, que realize suas tarefas de modo condizente com o que a nação exige para crescer e se tornar forte e rica.
    Precisamos de educação, saúde e segurança. O resto deixe que o setor privado cuide, pois o Estado não é competente para realizar tarefas com cunho privado (a experiência soviética e a chinesa demonstraram isso na prática).
    Infelizmente o viés de esquerda de seu partido e coligados ainda pensa que o socialismo nos moldes soviéticos representa a salvação do mundo. Lamento informar, mas os próprios donos da idéia a abortaram de 1986 a 1991 (lembra da glasnost e da perestroika?).
    Por curiosidade, há um canal denominado Canal Brasil, o qual passa somente filmes nacionais. Raramente, a programação é boa. A maioria dos filmes são pornochanchadas e eu me recuso a assistir a essa programação.
    Serei eu obrigado a ver tal ciosa em vez de programas que posso trinar meus idiomas e aprender alguma coisa?
    Ou serei obrigado a fazer parte do programa de idiotização do povo brasileiro, que desde a época dos militares vem sendo desenvolvido?
    Pense bem deputado….
    Seu projeto, bem como o do seu companheiro Aldo Rebelo (o grande nacionalista xenófobo) não fazem o menor sentido.
    Seria bom começarem a mudar o nome da crença ideológica que professam, pois tanto socialismo como comunismo são palavras que possuem origem francesa.
    (vixi!!!…. e agora?)

    Elyson Scafati

  5. AglioEolio said,

    Wrote on Janeiro 11, 2008 @ 11:23

    Eu gosto do Canal Brasil Elyson. Filmes pornograficos passam de madrugada só, se nao me engano. Passa muitos documentarios lá falando da epoca da ditadura e outros filmes antigos, é bom pra reviver a memoria do brasileiro que é bem fraca.

    mas é claro que obrigar a Programação da TV Paga a ter 50% de produção brasileira eu nao aprovo, isso é ridiculo.

  6. Marcello said,

    Wrote on Janeiro 13, 2008 @ 16:39

    eu pago pela minha tv por assinatura , então eu escolho o que eu vou assistir , eu não quero que essa lei seja aprovada. Normalmente, quem paga por TV a cabo tem a intenção de conhecer emissoras de outros países e não ficar vendo somente programas nacionais. Por isso, realmente espero que esse projeto não seja aprovado

  7. Tânia Franco said,

    Wrote on Janeiro 18, 2008 @ 20:06

    Se a programação nacional estivesse obrigatoriamente na tv por assinatura, não precisariamos pagar era melhor assistir aos canais abertos. Eu pago tv eu escolho o que eu quero assistir e eu não quero que essa lei seja aprovada, porque ela só representa o grupo dos politicos que são donos de canais e grupos religiosos que utilizam da comunicação em massa para disseminar sua ideologia e angariar milhões.

  8. claudia pavolov said,

    Wrote on Janeiro 23, 2008 @ 16:45

    Esses políticos não tem mais nada prá fazer??? Porque eles não apresentam leis eficazes e que melhorem a segurança, educação, saúde … que é o que eles devem se preocupar … Eu detesto programas nacionais e tenho tv a cabo justamente prá não ver novelinhas, programas idiotas e noticiário que só mostra desgraça. NÃO CONCORDO COM ESSA LEI ESTÚPIDA E DESNECESS�?RIA …

  9. Lester said,

    Wrote on Janeiro 24, 2008 @ 11:43

    Pessoal, os argumentos de todos aqui são válidos, pois vivemos numa suposta democracia. Nao podemos esquecer que, em teoria,TV é uma concessão estatal e o estado pode e deveria intervir para que a população tenha acesso a programas educativos, culturais, para promover e fazer com que as pessoas conheçam sua própria cultura e desenvolvam sua identidade. Sabemos que o governo nao regula isso,que as grandes TVs fazem o que desejam e dane-se o resto.
    Então, quanto à proposta em tramitação, sobre os 10% de conteúdo nacional, nao é pra passar faustão ou qquer outra idiotice, mas programas um pouco mais ricos culturalmente falando. Se vai realmente ter? Não sei…lei aqui no Brasil nao presta pra nada, só pra proteger os ladroes que as criam. Mas tem outra coisa……ja pensaram que essa campanha movida pelas TVs por assinatura é um tiro no proprio pé? Eles pregam que o consumidor paga e tem direito de escolher o que quer assistir. Ora, quem aqui paga essa merda de tv por assinatura e não se acha injustiçado por nao ter opção à venda casada de dezenas de canais idiotas, fúteis, de vendas, etc e tal, que nunca…NUNCA, escolheriam para compor seu pacote de canais assinado!?

    É muita cara de pau fazerem uma campanha contra a cota de 10% pra produções nacionais em tvs fechadas. . Dizem que nós, usuários do sistema, pagamos e nao vamos poder escolher o que vemos. Mas já nao é assim? Eles desrespeitam o CDC sobre a venda casada, mas seu lobby é forte e nada acontece.

    Bom, desculpem se nao tive tempo de articular melhor as ideias…veio na cabeça e fui escrevendo sem fazer uma cuidadosa revisão. Mas o que penso é isso.

  10. Leandro Conejo de Souza said,

    Wrote on Janeiro 28, 2008 @ 14:11

    è um absurdo, você pagar um serviço, e não poder utiliza-lo por uma lei, pois os clientes das tvs por assinatura, fizeram a opção por ter tais canais com conteudo diferente do que é apresentado, por que ao invés de obrigar os canais internacionais de consumir essa grade de programação, por que eles não geram investimeto para que sejam produzidos canais e programas nacionais com uma qualidade e conteudo diferente do que já existe hoje e assim o publico vai solicitar esses canais a sua concessionaria de TV por assinatura.
    Isso sim é uma medida inteligente, ao invés de fazer com que todos engulam esses canais.
    Eu pago tv eu escolho o que eu quero assistir e eu não quero que essa lei seja aprovada, porque ela só representa o grupo dos politicos que são donos de canais

  11. Nilton Craveiro said,

    Wrote on Fevereiro 20, 2008 @ 18:00

    Realmente, é absurda a preocupação e a interferência dos representantes do povo na vida privada do cidadão com essa Lei (lei), sem resultado benéfico algum para a nossa cultura.
    O brasileiro é carente de conhecimentos na TV por falta de um órgão que promova a informação. A TV Cultura e as TVs Educativas não atingem o cidadão com as informações que a ele chegam através da History Channel, National Geographic, Discovery, por exemplo.
    Acho que esses deputados deveriam assisir a pelo menos um documentário para, com certeza, mudar de idéia.
    EU NÃO CONCORDO COM ESSA LEI (lei). Se ela for aprovada, cancelarei a minha assinatura com a Discovery e continuarei não assistindo aos programas exclusivos da pátria amada e idolatrada.
    Querer imitar o Hugo Chávez, não!!
    Nilton Craveiro

  12. rafaela said,

    Wrote on Fevereiro 20, 2008 @ 18:32

    eu pago pela minha tv por assinatura , então eu escolho o que eu vou assistir , eu não quero que essa lei seja aprovada é um absurdo o governo decidir o que eu assisto na TV, limitando a 50% a canais nacionais. O Brasil não é uma democracia? Onde está a minha liberdade de escolha?

  13. Virginia Abreu de Paula said,

    Wrote on Março 5, 2008 @ 2:34

    É verdade que há muitos canais estrangeiros que de nada valem. Mas existem muitos que são excelentes. Pelo que entendi, mesmo um canal como History Channel, terá de ter 10% de programas nacionais…E é isto que não aguento. Essa obrigatoriedade. Essa ditadura. Essa mania dos governantes de tirar nossa liberdade. É a isso que digo não. E não ao fato de haver canais brasileiros. Inclusive, eles já existem e eu os vejo. Mas se for obrigada a isso, eu desligo. O mais grave é tal dez por cento dentro de todos os canais. Como ficaria a HBO? Já há filmes brasileiros no canal brasil, e nada contra que passem um outro de vez em quando. Aqueles que são bons. Mas, se forem obrigados, terão de encher de porcaria. E eu pagando para isso. Covenhamos…

  14. João said,

    Wrote on Março 12, 2008 @ 11:39

    Gente,

    A propaganda é completamente enviesada para colocar todos contra o que propõe o Projeto de Lei. Querem fazer massa de manobra contra o projeto e estão falando todo tipo de inverdade.

    Tive o trabalho de ler o projeto e estuda-lo. O projeto, de autoria do deputado Jorge Bittar sequer aparece na página da campanha dita “Liberdade na TV�? – e também não há link para a proposta. E está no Congresso desde dezembro último. Certamente para que ninguém conheça o texto e, assim, fazer com que os argumentos da campanha caiam por terra.

    A campanha é orquestrada, pelo que entendi pela Sky (do magnata Rupert Murdoch) e a ABTA (que representa os canais estrangeiros). Ao que parece, a Globo através dos seus braços na TV por assinatura, tem apoiado.

    O enviesamento da campanha “Liberdade na TV�? é total, para conquistar corações e mentes.

    Vamos lá. O que o projeto NÃO propõe:

    1 - a retirada dos atuais canais (estrangeiros) dos pacotes. A aplicação das cotas é progressiva, sendo alcançadas, na totalidade, em 4 anos. E em quatro anos, todas as redes estarão digitalizadas, permitindo muito mais canais.
    2 - computar 10% em cima de toda a grade horária diária dos canais estrangeiros. Os 10% são em cima de 5 horas do horário nobre. Dá 30 minutos por dia (em 4 anos), ou seja, e 3:30h na semana inteirinha.
    3 – não retira do usuário o direito de escolha sobre o que ele quer assistir na televisão por assinatura. O Projeto de Lei não subtrai, mas soma conteúdo brasileiro aos pacotes existentes hoje.

    Efetivamente, o que o projeto propõe em relação às cotas? São basicamente 3 cotas:
    1 - que daqui a 4 anos, teremos 3:30h SEMANAIS de conteúdo nacional (equivalente a 10% do tempo dentro das 5 horas do horário nobre) nos canais que tem maioria de espaço qualificado nas 5 horas do horário nobre. Entram: Warner, Sony, Discoverys, HBO, etc. E ficam de fora: NHK, RAI, ESPN, etc, porque não tem maior parte de espaço qualificado no horário nobre. Vejam bem, 210 minutos por semana em 4 anos. E no primeiro ano, 25% disso, ou exatamente 52 minutos SEMANAIS. Isso é absurdo?

    2 - O projeto é inteligente ao aproveitar a digitalização das redes de tv por assinatura, fato que promete aumentar em muito o número de canais possíveis de veiculação, para criar uma cota de canais que tenham conteúdo brasileiro, em sua maior parte. Caso nada seja feito, as redes aumentarão em 50 a 100 os canais disponíveis e todos esses canais serão programados por empresas estrangeiras, com conteúdo estrangeiro dentro deles. O texto propõe 30% de todos os canais qualificados (a titulo de exemplo: HBO e Cartoon são “canais qualificados�?, ESPN e Canal Rural não) existentes no pacote. Isso dá, de fato cerca de 20 a 25 canais caso o pacote tenha 100 canais (visto que o cômputo se dá não em cima de todo o pacote, mas apenas em cima dos canais que tem majoritariamente espaço qualificado no horário nobre. 20 a 25 canais (em 100) daqui a 4 anos. No primeiro ano, a cota, pela proposta será 25% disso (ou seja 4 a 5 canais). Isso é muito? Pode ser… mas absurdo?

    3 – O projeto propõe 50% de canais programados por empresas de capital nacional. Essa cota não diz se o conteúdo será, nesses canais, brasileiro ou estrangeiro. É uma cota para os programadores nacionais, ponto. Não faz qualquer menção ao conteúdo existente dentro deles. Os canais Telecines por exemplo, são da Globosat (da Globo) e entrariam nessa cota. E só veiculam conteúdo estrangeiro.O Canal Rural, o SporTV e o Shoptime também. É uma cota grande?. Pode ser. Mas absurda?? Se diminuísse para um percentual razoável, continuaria absurda?

    O que mais o projeto propõe:

    1 - mecanismos importantes para incentivar a competição (essa palavra que os grandes empresários brasileiros tanto odeiam) na televisão por assinatura (art. 11, art. Art. 17, por exemplo);
    2 - mecanismo que faz com que alguns eventos nacionais considerados relevantes (alguns eventos esportivos, por exemplo) sejam veiculados por mais canais de programação, estando, portanto, mais acessíveis a mais gente.
    3 - limite de publicidade nos canais de tv por assinatura (15% de cada 1 hora - art. 20)

    Como a campanha manipula as informações:
    1 – Dizendo que 10% da programação TOTAL dos canais estrangeiros deverá ser composta por programas brasileiros. Na verdade é 10% de 5 horas diárias (§ 2º do art. 18).
    2 – Dizendo que 50% dos canais terão de veicular conteúdo nacional. O que é uma inverdade. A cota de 50% é para programadores nacionais. E eles exibem o que quiserem: jornalismo, filmes estrangeiros, jogos de futebol, etc.
    3 – Dizendo que o usuário perderá a possibilidade de escolher o que assistir, ou que estará pagando para receber menos conteúdo.

    Há muitos interesses em jogo. E estão usando de propaganda maliciosa para fazer massa de manobra contra o projeto.

    A peça de propaganda diz que estão ameaçando a liberdade de escolha. Valeria a pena perguntar: que liberdade de escolha o assinante tem hoje?
    De pagar por uma TV por assinatura que custa de 2 a 3 vezes mais do que nos países da América do Sul para um ter um conjunto similar de canais? (o que faz com que o Brasil fique na lanterninha dos países da América do Sul na penetração do serviço). Ou ainda a tal “liberdade�? esteja em comprar pacotes absolutamente fechados, onde não se permite a escolha de canal por canal?

    Não acho que são só os estrangeiros que estão interessados nessa campanha. Interessa às Organizações Globo continuar com o quase monopólio da programação brasileira na TV por assinatura. Sozinha, a empresa entrega conteúdo (canais de programação) para 82% dos assinantes brasileiros (vá em http://netbrasil.globo.com/ e clique em “Quem somos). Com esse situação, deita e rola, fazendo o preço dos pacotes serem de 2 a 3 vezes maior que nos países vizinhos, para um conjunto similar de canais. Por que interessaria à empresa qualquer possibilidade de mudança nessa situação?? Qual o interesse da empresa para fazer o mercado de televisão por assinatura crescer, se isso mataria a galinha de ovos de ouro dela (a audiência da TV aberta)?? Tudo que as organizações Globo odeiam é a competição na TV aberta, ou mesmo dentro da TV por assinatura, pois hoje, já domina também esse mercado.

    Como disse, no site “Liberdade na TV�?, sequer há qualquer link para o texto do PL. Quem quiser, encontra o texto criticado pela ABTA em:
    http://www.camara.gov.br/sileg/MostrarIntegra.asp?CodTeor=529787

    As cotas estão a partir do artigo 15. É só conferir. REFLETIR a respeito e tomar partido.

    Abraços, João

  15. A.M.F. said,

    Wrote on Março 15, 2008 @ 11:33

    Sem Comentários… Qualquer retrocesso é RID�?CULO!
    NOVO PARADIGMA DA REDE NACIONAL:
    PROGRAMA DE IDIOTIZAÇÃO COLETIVA!

    Abram os olhos! Quem são “OS HOMENS por trás da cortinas” que querem uma massa de ignorantes que não tem capacidade de questionar nada?

    A CENSURA E CONTROLE DA INFORMAÇÃO NA TV, FAVORECE A QUEM?
    Aos Oligopólios Nacionais;
    Aos INTOC�?VEIS mensageiros da palavra Divina, a ÚNICA Instituição que ninguêm ousa questionar!
    Aos Políticos e etc…

    Lixo Cultural vende mais!
    Poderosa estratégia e ferramenta de marketing!

    Objetivo: Manter todos distraidos enquanto “OS HOMENS por trás das cortinas” decidem sobre O RUMO de nossas vidas.
    INFELIZMENTE TODOS NÓS estamos num grande BBB, monitorados(sorria você está sendo filmado) e sem concorrer à um milhão!

    SLOGAM do PROJETO DE LEI Nº 29/07: Para sua própria proteção(censura)seja você também mais um refên da própria ignorância, participe!

    FALA SÉRIO TEM QUE DAR RISADA!

  16. ismael wilson said,

    Wrote on Março 18, 2008 @ 11:43

    o governo não consegue fazer nada direito: pago meus impostos para ter segurança (mas tenho que pagar seguro do carro/casa, alarme, guarda da rua…), educação (mas tenho que pagar escola particular, cursinho, faculdade…), saúde (mas tenho que pagar plano de saúde…ahh, acabei de ver a notícia das crianças morrendo de dengue no Rio de Janeiro), boas estradas (e o pedágio?), etc, etc, etc… COM TANTO PROBLEMA SÉRIO PARA RESOLVER, E ELES AINDA ESTÃO PREOCUPADOS COM A MINHA TV POR ASSINATURA?????????????????

  17. Marcos Bonetti said,

    Wrote on Março 19, 2008 @ 12:51

    eu pago pela minha tv por assinatura , então eu escolho o que eu vou assistir , eu não quero que essa lei seja aprovada

  18. Marcos Bonetti said,

    Wrote on Março 19, 2008 @ 12:53

    “o governo não consegue fazer nada direito: pago meus impostos para ter segurança (mas tenho que pagar seguro do carro/casa, alarme, guarda da rua…), educação (mas tenho que pagar escola particular, cursinho, faculdade…), saúde (mas tenho que pagar plano de saúde…ahh, acabei de ver a notícia das crianças morrendo de dengue no Rio de Janeiro), boas estradas (e o pedágio?), etc, etc, etc… COM TANTO PROBLEMA SÉRIO PARA RESOLVER, E ELES AINDA ESTÃO PREOCUPADOS COM A MINHA TV POR ASSINATURA?????????????????”
    ismael wilson

    perfeito… explícito e sucinto

  19. Edison Luiz Scaransi said,

    Wrote on Março 22, 2008 @ 14:28

    Deve ser brincadeira isso…BBB, Faustão, Gugu e outros programas de auditório que são muito baratos pra se criar …por isso que são tantos no Brasil, só algumas câmeras umas tietes convidadas de graça, uns artistas que “acham” que tem talento e um animador chato pra falar besteiras na frente da TV… a preocupação dos nossos governantes é dar “Pão e Circo” para o povo, pra que não percebam o que estão tramando em Brasília…o povo sem cultura é mais fácil de se manipular. A cultura brasileira é ridícula, a falta de educação desse povinho é de dar vergonha. Quanto será que esses deputados autores desse projeto estão ganhando da Polishop?????
    Filmes nacionais só mostram violência explícita, sexo, prostituição, como as novelas da Globo. Sou sumariamente contra!!!!

  20. MARIZA said,

    Wrote on Março 24, 2008 @ 1:25

    Gente,

    Melhor seria se informar melhor antes de ir atirando contra o projeto. A propaganda é absolutamente enviesada para colocar todos contra o que o Projeto de Lei proposto.

    Como bem colocou o Daniel, será que de repende, a Sky (do magnata Rupert Murdoch) e a ABTA (que representa os canais estrangeiros) resolveram ficar boazinha?

    O enviesamento é total, para conquistar corações e mentes.

    O que o projeto propõe? São basicamente 3 cotas?
    1 - que daqui a 4 anos, teremos 3:30h SEMANAIS de conteúdo nacional (equivalente a 10% do tempo dentro das 5 horas do horário nobre) nos canais que tem maioria de espaço qualificado nas 5 horas do horário nobre. Entram: Warner, Sony, Discoverys, HBO, etc. Vejam bem, 210 minutos por semana em 4 anos. E no primeiro ano, 25% disso, ou exatamente 52 minutos SEMANAIS. Isso é absurdo?

    2 - O projeto é inteligente ao aproveitar a digitalização das redes de cabo, que prometem aumentar em muito o número de canais veiculados para criar uma cota de canais que tenham conteúdo brasileiro, em sua maior parte. Caso nada seja feito, as redes aumentarão em 50 a 100 os canais disponíveis e todos essses canais serão programados por empresas extrangeiras, com conteúdo estrangeiro dentro deles. O texto propõe 30% de todos os canais qualificados existententes no pacote. Isso dá, de fato cerca de 20 a 25 canais caso o pacote tenha 100 canais (visto que o cômputo se dá não em cima de todo o pacote, mas apenas em cima dos canais que tem majoritariamente espaço qualificado no horário nobre. 20 a 25 cansi (em 100) daqui a 4 anos. No primeiro ano, a cota, pela proposta será 25% disso (ou seja 4 a 5 canais). Isso é muito? Pode ser… mas absurdo?

    3 – O projeto propõe 50% de canais programados por empresas de capital nacional. Essa cota não diz se o conteúdo será, nesses canais, brasileiro ou estrangeiro. É uma cota para os programadores nacionais. Os canais Telecines por exemplo, são da Globosat e entrariam nessa cota. E só veiculam conteúdo estrangeiro. É uma cota grande? Pode ser. Mas absurda?? Se diminuísse para um percentual razoável, continuaria absurda?

    O que o projeto não propõe:
    1 - a retirada dos atuais canais (estrangeiros) dos pacotes. A aplicação das cotas é progressiva, sendo alcançadas, na totalidade, em 4 anos. E em quatro anos, todas as redes estarão digitalizadas, permitindo muito mais canais.
    2 - computar 10% em cima de toda a grade horária diária dos canais estrangeiros. Os 10% são em cima de 5 horas do horário nobre. Dá 30 minutos por dia (em 4 anos) e 3:30h na semana.

    Como tais propagandas manipulam as informações:
    1 – Dizendo que 10% da programação TOTAL dos canais estrangeiros deverá ser composta por programas brasileiros. Na verdade é 10% de 5 horas diárias.
    2 – Dizendo que 50% dos canais terão de veicular conteúdo nacional. O que é uma inverdade. A cota de 50% é para programadores nacionais. E eles exibem o que quiserem: jornalismo, filmes estrangeiros, jogos de futebol, etc.

    Há muitos interesses em jogo. E estão usando de propaganda maliciosa para fazer massa de manobra contra o projeto.

    A peça de propaganda diz que estão ameaçando a liberdade de escolha. Pergunta: que liberdade de escolha o assinante tem hoje?
    De pagar por uma TV por assinatura que custa de 2 a 3 vezes mais do que nos países da América do Sul para um ter um conjunto similar de canais?
    Ou de comprar pocotes absolutamente fechados, onde não se permite a escolha de canal por canal?

Comment RSS · TrackBack URI

Leave a Comment

Nome: (Required)

E-mail: (Required)

Website:

Comment: