Manual do Kitserver 8

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15 de Outubro de 2008 - Kitserver 8.0.4

A Versão mais recente desta documentação e as traduções para outros idiomas estão disponiveis em: http://kitserver.ath.cx/docs/

1. Introdução

Kitserver 8 é um programa adcional para Pro Evolution Soccer 2009 (e Pro Evolution Soccer 2009 DEMO). É um carregador e um gerenciador para os vários módulos.
Logo abaixo está um resumo da caracteristica de cada módulo disponivel. Siga o link da coluna da esquerda para ler mais detalhes sobre um módulo em especial.

AFS2FS 8.0.2 afs2fs.dll Use arquivos de jogo em formato AFS (.img) usando pastas e arquivos soltos: muito mais fácil e rápido de instalar/remover modificações (patches), sem a necessidade de editar arquivos *.img com o AFS Explorer
LOD Mixer 8.0.4 lodmixer.dll Varias melhoras para graficos e opções de jogo: Qualquer resolução em modo janela suportada, todas as resoluções em tela cheia habilitadas; correção de aspecto de tela Manual/Automatica.
Camera module 8.0.4 camera.dll Altere o angulo da camera nas Cameras Normal e Panomarica, e desfrute de uma nova experiencia de jogo.

2. Instalação / Remoção

Como nas versões anteriores do Kitserver, você precisa descompactar o arquivo para a sua pasta de instalação do PES 2009. Deve ficar assim:

Então vá para a pasta kitserver e execute o programa setup.exe. Se não for escolhido automaticamente, selecione o seu arquivo executavel (pes2009.exe) da lista de opções, e clique em "Install". Se você decidir não usar mais o Kitserver, execute o programa setup.exe novamente e clique em "Remove".

2.1. Uso avançado de setup.exe

O programa setup.exe do Kitserver tambem pode ser executado sem a ajuda visual (GUI), na linha de comando (arquivo de lote). Isso pode ser util se o kitserver está incorporado a um patch grande que tem um auto-instalador e tipicamente o ultimo passo da instalação é a execução do setup.exe para instalar o kitserver no executavel do jogo. Isto pode ser feito usando a seguinte linha de comando:

setup --install --gfile={game-exe} --sfile={settings-exe}
setup --remove --gfile={game-exe} --sfile={settings-exe}

Exemplo:

setup --install --gfile=..\pes2009.exe

3. Uso e configuração

3.1. Principal Arquivo de Configuração: config.txt

Na pasta kitserver, está localizado o principal arquivo de configuração do Kitserver, - o config.txt. É nele que você precisará fazer mudanças para habilitar/desabilitar módulos (DLLs) individualmente, e/ou configurar as opções de módulos.

Aqui está um exemplo de como o meu config.txt se parece:

[afsio]
debug = 1

[afs2fs]
debug = 1

[kload]
dll = afsio.dll
dll = afs2fs.dll

Cada módulo pode ter a sua própria seção de configuração, que é iniciada como [nome-do-modulo], e tipicamente tem uma ou duas opções logo depois. Normalmente você não precisará fazer alterações no arquivo config.txt, exceto quando você quiser: modificar o comportalmente de um módulo ou desligar/ligar uma DLL em especial.

Para desligar um determinado módulo - apenas adicione um comentário pondo um simbolo '#' na opção [kload], no começo da linha em que ele se encontra. (Ou você pode apagar a linha inteira daquele dll.)


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4. Módulo AFS2FS (afs2fs.dll)

Este módulo permite organizar seus arquivos BIN soltos em pastas do disco rigido, sem a necessidade de inseri-los nos arquivos AFS (*.img), o que poderia se tornar um problema e consumir muito mais espaço em disco.

Muitas pessoas nos ultimos anos sugeriram este tipo de ferramenta, mas recentemente foi Str@teG quem manteve a idéia acesa de usar arquivos externos e eu decidi finalmente me empenhar nesta facilidade. Então, aqui está disponivel neste módulo - afs2fs.dll. Por experiência pessoal eu sei que as pessoas são resistentes a instalar patches enormes que necessitam regenerar o arquivo AFS (*.img), não pela dificuldade em si, mas sim porque demora bastante e vai consumindo cada vez mais espaço no disco rigido. Com afs2fs, isso é agora mais facil: você só cola um BIN na pasta correspondente e está feito.E, é claro, não há limite de tamanho para cada arquivo - os bins podem ser tão largos quanto você precisar!

4.1. Como configurar as pastas

Na pasta do kitserver, deve hver uma pasta img - se ainda não estiver lá, crie-a, e dentro desta pasta "img", crie as pastas, quando necessario, nomeadas - cv00.img, cv01.img, cs0d.img, e assim por diante. É nestas pastas que você irá pôr os arquivos BIN editados.

É importante nomear as pastas corretamente: uma pasta deve ter exatamente o mesmo nome do arquivo AFS correspondente. Por exemplo, se você nomear uma pasta como cv00, ao invés de cv00.img, não irá funcionar.

Minha pasta img está deste jeito:

4.2. Como nomear os arquivos

Em geral, você pode nomear os arquivos como quiser, mas terá que seguir a seguinte regra: deve haver um numero do BIN no nome do arquivo, precedido por um underscore ('_'). Além disso, os nomes dos arquivos NÃO PODEM ser mais compridos que 63 caracteres.

Exemplos de nomes corretos:

unknown_317.bin
luvas_5820.bin
bola_8.bin
unknow_8 (a extensão .bin é opcional)
musica_104.adx (um arquivo pode ter uma extensão diferente: .adx é tipicamente usada para musica e arquivos de som)

Exemplos de nomes errados:

unnamed10.bin - sem simbolo de underscore antes do numero do BIN.
face.bin - sem numero do BIN.

4.3. Localização da pasta "img"

Por padrão, o módulo AFS2FS espera encontrar a pasta img dentro da pasta kitserver. No entanto, também é possivel configurar a localização da pasta "img" para qualquer lugar no seu disco rígido. Isso facilita tanto para gerenciar os seus patches - mantendo as pastas "GDB" e "img" fora da pasta game/kitserver, quanto para um upgrade mais fácil do Kitserver.

Para configurar a localização da pasta img, use a opção "img.dir" na seção [afs2fs] do arquivo config.txt. Deste jeito:

[afs2fs]
img.dir = "c:\meuspatches\"

Duas coisas importantes para lembrar-se:

4.4. Nomes para bolas e musicas

Quando substituir musicas com o AFS2FS, tambem é possivel mudar o titulo da musica e o autor, usando um arquivo de mapa songs.txt, que deve ser colocado na pasta kitserver\names.

Aqui está um exemplo de alguns arquivos songs.txt:

# Song names map
# Format: , "", "" 
# Note that double quotes are required.
# (binIds possiveis: 91-150)

104, "Vne zony dostupa", "Gorod 007"

Do mesmo jeito, as bolas podem ser nomeadas incluir nomes mais longos que as bolas originais. Um jeito fácil de fazer isso é usar um arquivo de mapa balls.txt, que deve ser colocado na pasta kitserver\names:

# Ball names map
# Format: , ""
# Note que aspas duplas são requeridas.
# (Bolas estao nos bins 1 a 13)

7, "Nike Total 90 Omni White Yellow"

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5. LOD Mixer (lodmixer.dll)

LOD-Mixer é o módulo que permite um ajuste fino em alguns aspectos dos gráficos da engine do PES2009.
Atualmente as seguintes caracteristicas foram implementadas: resolução de tela e correção de aspecto de tela. Todos este itens podem ser configurados manualmente no arquivo principal de configuração do Kitserver (kitserver/config.txt), mas você pode tambem usar o programa de configuração do kitserver (config.exe).

5.1. Aspecto de tela.

Muitos monitores de LCD têm proporções nativas de telas variadas, como 4:3 ou 16:9. 16:10 tambem é comum, assim como 16:9.6. Isto resulta em imagem distorcida: jogadores gordos ou muito magros, e a bola não é redonda. Neste ano a Konami decidiu introduzir faixas negras no canto da tela para compensar a diferença de proporção de tela com (opção LB). No entanto, se você não gosta de faixas no canto da tela, execute settings.exe, desligue a opção LB e use a correção de aspecto de tela do Kitserver:

Com o LOD Mixer, você pode definir a proporção de aspecto de tela para qual desejar. Ou mesmo deixar o kitserver calcula-la automaticamente - na hora da execução do jogo - através das medidas atuais de resolução do desktop - ou definir manualmente. A detecção automática deve funcionar com bastante precisão, assumindo que o pixel é retangular. Algumas vezes, no entanto, você terá que defini-lo manualmente. Por exemplo, eu jogo em um monitor widescreen, mas usando 800x600 pixels de resolução, porque minha placa de video não é potente o suficiente. O calculo automatico usará 4:3, mas desde que a imagem está sendo esticada para preencher a tela inteira, deve-se corrigir aquilo. Configurando a proporção de tela em 1.6 (que é uma "aspect ratio" nativa para o meu laptop) irá ficar perfeito no jogo.

5.2. Resolução de Tela.

Você pode escolher qualquer resolução que quiser, se quiser jogar em Janela. Mesmo resoluções doidas como 1567x532 irão funcionar, mas você irá sofrer com problemas de performance em tais casos. Resolução em tela cheia escondidas são totalmente habilitadas agora. No entanto, somente aquelas nas quais o seu monitor é realmente capaz de oferecer em tela cheia. Se você acidentalmente escolher uma resolução em tela cheia não suportada, então o PES irá mesmo assim poder rodar em modo janela.


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6. Camera module (camera.dll)

Por razões conhecidas apenas pelos gerentes de produto da Konami, pelo segundo ano seguido, eles tiram a opção de escolha de ângulo das cameras. (estava presente no PES3-PES6, mas sumiu a partir do PES2008). A estranha coincidencia é que isto ainda está presente no executavel do jogo e com este módulo você pode tirar proveito dela. Você pode ajustar o angulo da camera: os angulos normais são de 0-9 mas você pode definir valores maiores, o que causará um giro da camera cada vez maior. Por exemplo, eu gosto de jogar com o valor de angulo igual a 30.

Escolha qualquer valor de 0 a 2^32-1. Angulos como 50, 100, 200 dão uma perspectiva bem diferente de jogo. Mais diversão :)

Use a ferramenta de configuração do Kitserver (config.exe) ou, você pode editar o arquivo config.txt manualmente, deste jeito:

[camera]
angle = 100

Créditos

Programação: juce e Robbie
Beta-testing: membros e visitantes dos Foruns Evo-Web and PesWe.com.
Idéia original de módulos afs2fs: Str@teG
Muitas outras idéias dadas pelos usuarios dos Fóruns Evo-Web e PesWe.com

Agradecimentos especiais a: administratores do site PesWe.com e membros do Fórum PesWe.com.

Documentação:

Manual traduzido do Kitserver hospedado na Pesbrasil, para outras versões: