PES 2014: Analise do site ingles CVG, que testou o jogo

PES 2014 logo

  • Via Computer and Videogames » Autor: Daniel Dawkins

  • Tradução livre de Claudio


 


PES 2014 é indiscutivelmente a maior mudança de rumo da história da franquia, mas para manter a expectativa dentro da realidade é preciso dizer claramente o que o jogo ainda não é.


 


  • Não é uma bala de prata.

  • Não é um novo jeito de se jogar futebol virtual.

  • Não estará disponivel para PS4 e Xbox One.

  • Não é um avanço visual inacreditavel.

  • Não está abençoado por um novo modo de jogo ou uma licença para mudar conceitos.

  • Ainda não vai ser superior ao FIFA 14. Ainda não.


 


PES 2014 é o primeiro passo para todos esses objetivos. É valente, é único, é desafiador. É uma diversão instantânea e um rival confiavel para FIFA 14 no Playstation 3, com uma plataforma interessante para amadurecimento na próxima geração de consoles.

 


Nossas impressões foram baseadas jogando por 3 horas no código do jogo em 80~85% da versão final. Os times disponiveis foram os mesmos da Demo presente na E3, Santos e Bayern Munich, com licenças a serem confirmadas em breve.*Nota: a demo do PES 2014 na E3-2013 estava 60% concluida

 


Demoramos quase 20 horas para nos adaptarmos aos requintes dos comandos do PES 2013, então essa analise do playtest é uma opinião imediata sobre um jogo que ainda será bastante "calibrado" até o lançamento.


 


Como não podemos passar aos leitores a sensação de jogar por um controle de PS3, nos sobra a explicação das principais novidades do PES 2014 através de expressões técnicas, imaginação e clichês - parecido com ler ou ouvir a descrição do gosto de um vinho, mas sem poder dar um gole nele.

 


Primeira Impressão do PES 2014...


 


Em essência PES 2014 é um jogo mais combativo, construído a partir do sistema M.A.S.S.*
MASS = Massa, sigla de "Motion Animation Stability System", sistema de estabilidade de animação dos movimentos. Centro de gravidade do jogador não é mais localizado num ponto fixo do corpo (varia a todo instante), diferente do PES2013 e versões anteriores do PES

 


Os jogadores em campo irão automaticamente abrir os braços para segurar o avanço do rival e tentar desequilibra-lo, ou dar cotoveladas/ombradas na disputa da bola isolada, sem dono. (Sem a posse de bola) você pode executar ainda um empurrão manualmente usando o analogico direito.


 


Quando Javi Martinez, jogador de meio-campo com forte poder de marcação, tenta roubar a bola de um atacante, a vantagem momentânea do atacante dura pouco e ele perde a bola. Martinez é representado como na vida real, um firme marcador defensivo com habilidade de passe ideal.

 


Ao contrario, o técnico e talentoso Schweinsteiger é capaz de esconder a bola do adversario numa dividida por meio de giros sutis do analogico esquerdo - com alcance de 360º, usando o proprio corpo e um dominio de bola preciso para proteger a bola.


 


Dribladores como Ribery e Neymar parecem mais velozes, capazes de mudar de direção rapidamente, deixando os defensores desequilibrados.

 


Controles PES 2014 (Xbox 360 e PS3)


 


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(De volta ao PES) o que você precisa essencialmente são os desvios pontuais no analogico esquerdo e variação de velocidade, não dribles acrobáticos. Para balancear isso, zagueiros como Dante são fortes, bem equilibrados e firmes no desarme - não dando chances para um atacante indeciso. O jogo foi calibrado para encorajar situações de disputa intensa da bola e mano-a-mano. Defensores e atacantes escolhem entre estratégias de baixos riscos e poucos resultados ou alto risco e resultados mais efetivos.

 


Por exemplo, no limite da região da cobrança de penalti, você pode usar a agilidade de Neymar de se virar rapida e discretamente dando um passe curto para outro atacante livre ao lado, tudo isso antes de qualquer defensor ter reação. Ou pode apostar no ótimo dominio de bola de Neymar, passar por dois defensores e fazer o gol usando o novo sistema de dribles. Você não segura mais L2 e executa movimentos sequenciais como no estilo "Street Fighter" do PES 2013 - mas usa um sistema intuitivo com o analógico direito, controlando o peso do corpo, em conjunto com o analogico esquerdo (que indica a direção do destino da bola).


 


Rodando 90 graus são executados giros do pé sobre a bola (rolinho), enquanto outros angulos do analógico direito executam puxada de bola, Marselhesa e esticada de bola. Fazendo um drible incompativel com a distancia do marcador rival ou errando o tempo do drible te deixa vulneravel para o desarme.

 


O jeito complexo de defender no PES 2013, pressionando varios botões, foi simplificado. Segure X e o analogico esquerdo para cercar o rival (baixo risco), adicione R1 para aumentar a pressão da marcação (risco médio) e/ou aperte 2 vezes X para dar um bote (alto risco) - mesmo que a bola não esteja tão perto. O Botão Quadrado aciona um segundo jogador para ajudar na marcação. Como sempre, é uma batalha de erro/acerto do tempo de execução, de acordo com as habilidades do seu defensor.


 


Jogadas ensaiadas



 


Combination play (Jogada ensaiada) é uma novidade do PES 2014, permitindo a você gravar trajetorias dos movimentos para seus companheiros (CPU) em campo. Você escolhe em um menu de comportamentos (por exemplo: amontoar na ponta esquerda, ataque por dentro, trocas de lados entre jogadores, etc.). Você escolhe a posição do campo onde estes movimentos acontecerão clicando no diagrama do gramado, dividido em 11 setores retangulares. Por exemplo, você pode fazer o avanço simultaneo de todos os seus zagueiros ao ataque, até a linha da area do adversario. Esse comportamento pode ser ativado durante o jogo quando você tem a posse de bola no lugar pré-escolhido no diagrama apertando duas vezes L2.

 


É uma novidade poderosa, mas ainda pouco explicada e escondida no menu de taticas do jogo. A Konami nos assegurou que a versão final do jogo terá um tutorial e será evidente na tela quando o seu rival (CPU ou humano) está com esta opção ligada durante a partida - dando a você a chance de configurar seu "cheque-mate".



 


Passar a bola é possivel em 360º com o controle em modo manual (nivel de assistencia), então é possivel fazer gols de longe e dar passes preciosos em profundidade, mas tambem errar passes faceis sob pressão maior de marcação. Para se adaptar rapidamente, você pode desenvolver o tipo de jogo que deseja ou, mais simples, explorar a técnica de jogadores habilidosos - que podem render poucos passes bisonhos e rodar a bola rapidamente.

 


"Neymar-dependencia" do Santos na Demo



 



PES 2014 é um jogo mais cadenciado do que PES 2013 ou FIFA 14 (tambem testado pelo CVG) mas não requer um nivel de concentração absurdo para botar medo. Resumindo: é realista e você não vai suar sangue para ter bons resultados jogando contra times tradicionais o como Bayern Munich.

 


Nós marcamos um gol bonito usando um passe com L1 + triangulo explorando a armadilha de impedimento (linha burra) ...
obs: você pode manter manualmente a sua linha de defesa avançada por alguns segundos para criar impedimentos do rival apertando 2x à direita no D-pad
... fazendo Neymar correr livre para marcar com um toque de leve na saida do goleiro, com L1+quadrado.

 


Não parece nada de outro mundo, mas mostra bem tanto as novas animações como a liberdade de passes. Um passe bem executado tem mais chances de pegar a defesa da "calças curtas" e os zagueiros sem tempo ou equilibrio para se recuperarem.

 


Neymar domina a bola no passo largo, quase sem perder aceleração. A transição entre as animações é muito mais natural, enquanto no PES 2013 você quase pode ver o jogador "travando" para se ajustar à posição da bola no corpo. Melhor ainda, quando o goleiro sai para cima de Neymar e toma o gol de cavadinha, o movimento da bola fazendo uma curva pelo lado do goleiro parece improvisado e criado em tempo real, ao contrario das animações do PES 2013 que soam repetitivas com o passar do tempo (*nota: pode ser um bom indicio da Fox Engine contra os "scripts" da CPU do PS2 usados até o atual PES 2013 no PC-PS3-X360)


 


Os controles estão sendo melhorados, mas você será capaz de fazer passes com efeito chamados de 'Advanced Through Pass' (passes em profundidade melhorados). Você poderá girar uma bola num lançamento longo em angulo ao atacante, evocando os classicos passes de Pirlo e Beckham (*Roberto Carlos e Xabi Alonso, idem). Quanto mais você joga, mais você nota detalhes únicos, animações de colisões realmente esperadas às situações, dribles ou tropeços. Nosso favorito é o jeito em que um meio-campo estica a perna para interceptar um passe rapido do rival. Mesmo que ele não consiga dominar a bola, ela é desviada fazendo o jogo no meio-campo mais natural e caótico.

 


PES Engine, aka Fox Engine



 


Muito do jogo é derivado dos recursos graficos da Fox Engine, mas é importante abaixar o hype um pouco quanto à isso. Para ser claro, é um passo gigante em comparação ao PES 2013. Os estadios estão incriveis, com torcedores nas arquibancadas refeitas e texturas de gramados bem detalhadas. Vendo de perto, os jogadores estão muito parecidos no rosto e trejeitos. Jogadores carecas parecem muito realistas, já que o cabelo no jogo ainda parece uma decepção (como em qualquer jogo da geração atual de consoles). Textura da pele é sensacional: você pode notar detalhes minimos como os poros e rugas do rosto. O mesmo acontece com uniformes e a direção da costura do tecido (!).


 


Galeria de imagens: PES 2014


Fonte: onlyproevolutions

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Durante o jogo, na camera Wide (ampla), se tem uma experiência muito mais familiar. É dificil comparar sem ter ambos lado-a-lado, mas PES 2014 me lembra muito o FIFA 13 no PS3 - talvez o novo PES seja um pouco mais "vivo" com as animações do off the ball control.

 


No entanto, está claramente dentro do esperado para esta geração, então não espere algo revolucionário. A camera de jogo pode variar em altura, angulo, etc numa escala de valores de 1~10.



 


"Heart", o 12º jogador em ação


clone do "Momentum", de NBA 2k13

 


O que foi dificil julgar por hora foi o novo sistema "Heart", no qual jogadores importantes do time serão capazes de influenciar o comportamento da torcida (e vice-versa). O estado emocional do seu jogador terá um rating específico, visivel no ícone de coração piscante no menu de táticas.

 


O conceito é de que um goleiro como Neuer possa fazer uma defesa incrivel e os torcedores enlouqueçam e incentivem seu time. O momento exato em que a torcida influencia os jogadores deveria ser visivel na tela, já que seus jogadores ficam mais dispostos em campo, atacam mais e ganham mais divididas de bola.

 


A reação da torcida será fiel à cultura da região. Assim, torcedores brasileiros ficarão entusiasmados com um drible humilhante e os ingleses, por um carrinho bem dado que consegue tomar a bola sem falta.

 


Mas, na prática, foi dificil notar essa novidade. Em todo caso, fazer um momento especial desses acontecer a toda hora é perigoso para desequilibrar times no jogo. A Konami está ciente disso, e espera que o sistema Heart equilibre partidas de um jeito realista. Por exemplo,simulando torcidas locais ensandecidas, tornando um jogo como a vitória do Celtic sobre o Barcelona pela Champions League 12-13 possível.

 


É uma boa idéia e damos boas-vindas à qualquer iniciativa que tire a chata hegemonia de jogadores escolhendo Real Madrid/Barcelone/Bayern nas partidas online. Mas precisamos jogar muito mais para experimentar essa novidade.


 


Cobranças de falta no jogo usam setas direcionais no estilo 'Tiger-Woods'. Um analógico define a direção e o outro, a curva da bola. Na E3, estava muito facil fazer gols de escanteio, mas isso foi ajustado para ter menos precisão. O resultado, nesta versão que testamos, foi de chutes na pura sorte e confusos - mas isso pode ser apenas sintoma do nosso curto tempo para os testes com o jogo.

 


E goleiros fizeram algumas tentativas de defesas atrapalhadas, em chutes relativamente faceis. Frisando novamente, é um problema a ser resolvido por ajustes pela Konami até o jogo final, então guardamos a proporção para este problema, para avaliar melhor depois.



 


Curva de aprendizado menor? Facilidade para novos jogadores no PES...



 


Ainda é cedo para dizer se a Konami resolveu os problemas de versões anteriores na apresentação básica e dificuldade para jogadores de primeira viagem. O tutorial de boas-vindas do PES 2013 foi bem-vindo, mas a dificuldade cruel de algumas etapas dele era um pesadelo para jogadores casuais/novatos. No nosso playtest, o menu principal estava indisponivel, mas nos asseguraram que os itens estavam sendo revistos.

 


De fato, uma area-chave para os novos desenvolvedores do escritório no Reino Unido (PES Developers FCS, em Londres) é trazer novos fãs pra série. O objetivo deles é fazer o jogo mais agradavel aos ocidentais, e menos poluido pela excentricidade dos japoneses. Como isso se manifestará no próprio PES 2014 é um enigma, porque o time inteiro do estudio de Londres passava por um treinamento de 3 meses no Japão durante a nossa visita.

 


O novo produtor Kei Masuda prometeu renovar os modos 'Master League' e 'Rumo ao Estrelato', alegando estarem muito complexos ultimamente (*nota: chat com jogadores insatisfeitos realmente estava um "chute no saco") Temos esperança deles retirarem as chuteiras magicas introduzidas no PES 2013.


 


Você poderá treinar outros clubes e seleções na Master League tradicional.

 


A MLO será reformulada e o modo online terá um novo sistema para detectar trapaceiros (cheaters).

 


 


A Konami diz ter licenciado importantes campeonatos para o jogo - mas com certeza não inclui Premier League nem Bundesliga (*Nota Boatos de Julho/13 são de: Copa Sulamericana, Campeonatos Chileno e Argentino)


 


Resumindo...



 


Numa visão geral, nós nos divertimos jogando o PES 2014 no código disponivel e nos pegamos pensando nas combinações de botões depois de sair da frente daquela TV com o jogo ainda por algum tempo - sempre um bom sinal. Duas partidas seguidas não pareciam iguais, novas animações ainda nos surpreendiam depois de 2 horas jogando e os gols feitos tinham uma variedade impressionante. Nós teremos ainda algum tempo para testar quando a versão final estiver disponivel, mas esse é um passo importante na restauração de equilibrio entre FIFA e o Pro Evolution.

 


PES 2014 ainda não é garantia de virada de mesa contra o seu principal rival, mas é simbólico para um desenvolvedor que aprendeu a escutar e se adaptar. O que a Konami poderá fazer em pouco espaço de tempo é uma pergunta para outro dia, mas estas são bases confiáveis para uma evolução. Todos os times bons começam focando nos seus próprios erros, não tendo obsessão por seus adversários.




Links externos



  • CvG: Hands-on: Will PES 2014's dramatic change of tactics pay off? ~ (Artigo original, em inglês)

  • Robbye A.Ron - Playtest da Demo do PES 2014 na E3-2013 (em espanhol)

  • Forum de fans (NBA 2k13) - Understanding "Momentum" ~ algo parecido com o "Heart" do PES 2014

2 comentários:

Rafael Pedro disse...

Belo Post!

victor alves disse...

muito bom post!!!!!!!!!!!!!!!

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