Livros - Submarino.com.br

Dez/2010: Mudanças recentes no Forum e no Blog

Publicado em

1x1.trans Dez/2010: Mudanças recentes no Forum e no Blog

No mês de dezembro houveram algumas mudanças no funcionamento do Forum, listados a seguir:

  • Acesso a visitantes anônimos desligado. Por ser um script que praticamente não usa cache (veja o exemplo deste post do blog no código-fonte, que é 95% cacheado), pesa muito na geração de cada página o desempenho dos recursos físicos do serviço de hospedagem.

    Como nossa hospedagem não é dedicada, e não existe necessidade pra se investir em um servidor deste porte, resolvemos manter o conteúdo publico só no “cache” do google, que indexa os tópicos do Forum normalmente. O googlebot tem permissões de leitura de um usuario registrado.

  • Busca padrão no Google. A pesquisa no Blog e no Forum agora são “powered by google”. O motor de busca do mybb não é lá grande coisa, e não reconhece por exemplo as aspas de um termo exato, diferente do google.

    Mesmo assim, se quiser usar a busca detalhada padrão do Forum, visite este link (precisa estar registrado)

  • Usuários que vêm do Google tem uma mensagem mais “amigável”. OK, o ideal seria nosso Forum ter o conteúdo publico e aberto como a wikipedia, pra evitar avisos de “LOGIN OR DIE ALONE”. Mas como explicado ai emcima sobre hospedagem, existe uma versão em cache para todo tópico indexado pelo Google, caso o visitante não queira fazer o registro como usuário/login pelo twitter.
  • Lurker (o famoso “sombra”). Nossa “base” de usuarios ativos do Forum teve que quebrar a barreira do 1º post algum dia, pela curiosidade em interagir com os outros usuarios de mesmo interesse. Agora isso é facilitado, porque todo usuario sem nenhuma mensagem no Forum é redirecionado automaticamente pro Tópico de apresentação.

    Alguns usuarios registrados em 2007 postaram pela primeira vez neste Tópico, nos ultimos dias. Quase doutorandos em “vampirismo”. É de interesse da comunidade ter usuarios que não se omitam, e aprendam a ler e também perguntar/compartilhar o que descobriram.

  • Social Sites. No forum agora é possivel preencher no Painel de controle um formulario com o perfil do usuario em 12 redes sociais, incluindo: Orkut, Twitter, Youtube, Blip.fm, etc. Os links (icones) aparecem nas mensagens de cada usuario no Fórum.
  • Quick Reply MP. Resposta rapida nas mensagens privadas. Recurso igual o Quick reply dos topicos normais. OBS: para ter acesso a mensagens pessoais é preciso de 20 mensagens no Forum.
  • 2011: “Tudo novo” no WEManager. O Wemanager como é conhecido hoje está morrendo. Vai sofrer um Revamp na próxima edição, que seria a 12ª temporada. O Game “Fantasy” dos usuarios do Forum no Pro Evolution Soccer PC terá 4 times, com novos nomes. Você pode acompanhar estas mudanças aqui, se tiver mais de 20 posts no forum. Inclusive votando no novo nome, na enquete visivel no portal do Forum.

Desenho do Blog: otimizado para Desktop e Smartphones

Quem viu as mudanças constantes de layouts recentes do Blog e viu as atualizações pelo twitter sabe que foi otimizado pra ficar acessivel em mais navegadores/resoluções de tela do que o padrão do proprio tema Comfy.

Estas foram as mudanças básicas:

  • Grid 1140 Em layouts de blogs em wordpress, sem tabelas HTML, a organização das colunas é totalmente definida na folha de estilos. Nesses ultimos 2-3 anos se chegou a um “padrão” conhecido como GRID (link) que define como “ótimo” para layouts na web (maioria dos internautas em Desktop) a largura de 960 pixels, não variando muito para mais ou menos que isso.

    O Grid 1140 é uma quebra dessa padronização das colunas paralelas, pois cria um layout dinâmico dependendo da área util do visitante. Se é visto por um usuario em Desktop, as colunas (2 ou mais) estarão ocupando toda a tela proporcionalmente, o que é o ideal. Se o visitante é um usuario de Smartphones, que é uma tendencia com a melhora da Internet móvel, as 2-3 colunas do layout ocuparão apenas 1 longa coluna, redimensionando inclusive as imagens, dispensando a cansativa barra de rolagem horizontal.

    Agradecimentos ao @FagnerFargiani (antigo @raimundosoueu) pelo teste no Smartphone. O site foi testado também no site iphonesimulator. O layout dinâmico está ativo no Blog e na Central de Downloads.

  • Javascripts no rodapé. Muitos sites de design HTML recomendam javascript no rodapé e folha de estilos no topo. Mas a real é que a maioria dos plugins de WordPress tem todo o javascript (jquery inclusive) carregado no HEADER. Visitando varios sites sobre essa dica eu consegui chegar numa boa “salada” de otimizações, que incluiu usar o Jquery do Google API, carregados no rodapé.

    Editando o arquivo functions.php na pasta do seu tema esse código evitará que o JQUERY seja carregado 2 ou 3 vezes por plugins mal-feitos, além de qualquer outro javascript que você precisa carregar seja posto no fim do HTML:

     add_action(‘template_redirect’, ‘js_head_load’);
    function js_head_load(){
    if(is_admin()) return;
    wp_deregister_script(‘jquery’);
    wp_register_script(‘jquery’, ‘http://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.4.3/jquery.min.js’, false, ’1.4.3′,true);
    wp_enqueue_script(‘jquery’);
    wp_register_script(‘NOME_DO_JAVASCRIPT’, ‘URL_DO_JAVASCRIPT’, false, ‘VERSAO_DO_JAVASCRIPT’,true);

  • Deixei de usar include() require() e require_once() nos templates do Tema WordPress (ganho de desempenho e segurança) seguindo este tutorial de Justin Tadlock. A função get_template_part(); foi incorporada no WordPress 3.0 e permite inserir os arquivos php personalizados sem a preocupação de um “erro fatal” caso o arquivo a ser adicionado não exista ou esteja com o nome digitado errado.

 Enfim, podem parecer muito “técnicos” estes detalhes, principalmente do blog, mas foram feitos pra tirar “leite de pedra” e melhorar a experiência dos usuarios no Forum e no Blog. Bom fim de ano a todos os usuarios do Forum e leitores do Blog e um ótimo 2011.

 

 

 

Tags: , , , , , ,


Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

  • Citações no twitter Duvidas no ForumAssinar Feed

    165 assinantes do Feed
    322 assinantes por e-mail
    433 noticias com 1523 comentarios
    34k posts no Forum e 1900k downloads