PS3-XBOX-PC_PES2011-Logo

A Revista Playstation Magazine (Reino Unido) respondeu ás perguntas de alguns de seus leitores, em seu site, sobre o playtest do PES2011 feito no mês passado.

Assim como no artigo sobre o PES2010 no ano passado, a PSM dá detalhes “não-genéricos” e é possível notar algumas informações novas que ainda não foram dadas no press-release do começo do ano.

Entre as novidades, destaque para o Menu Principal da Demo do playtest, Mais liberdade em passes (360º), Dribles novos e a Tela de táticas, com uma tática carregada se um Placar estiver 2×0, por exemplo (Condicional).

Tradução parcial feita por mim. A fonte é citada no fim do texto:

“Para deixar claro: estas impressões são de um código muito, muito “verde”. A Konami tem três ou quatro meses para aprimorar, remodelar e fazer ajustes finos na jogabilidade, então esta não é uma análise da versão final do jogo, só uma prévia promissora. O PES 2011 já nos parece robusto, então o foco pode ser dado à uma area-chave que é o equilibrio da jogabilidade.

Agora, as duvidas do Q&A:

Haverá mudanças na edição de uniformes?

O modo Edição estava desabilitado na demo que jogamos. Perguntamos ao Seabass, produtor executivo do Jogo, e ele respondeu que a edição ingame foi tratada como prioridade seguindo as expectativas da Comunidade de jogadores em Fóruns como Pesfan e Winning Eleven Blog, entre diversos outros Fóruns europeus.

As animações ingame no PES 2011 estão melhores do que no FIFA 10?

As animações do Pro Evo 2011 estão notadamente melhores, especialmente antes das partidas, e as animações dos novos dribles estão fantasticas. No entanto, a transição entre uma parada de bola e uma corrida não estão ainda – neste momento que testamos – tão fluidas como no game FIFA World Cup (um Game mais recente do que o FIFA 10). Apesar disso, nós ainda assim achamos PES 2011 visualmente mais bonito do que o FIFA WC. É a primeira impressão que vocês vão ter, também.

Como está a física da bola?

Dificil de julgar. Enquanto chutes de longe estão convincentes (melhores do que no FIFA), ainda há algumas cenas confusas quando os jogadores travam os ombros e a bola fica esperando na frente deles por algum botão ser apertado. Note que este código é muito novo, e é muito cedo para julgar a fisica da bola e jogadores, que claramente, ainda estão sendo aprimoradas. Para destacar os pontos positivos, a integração entre o jogador e a bola durante dribles está fantástica nos replays, e tirando os erros previsiveis, parece tão natural como você espera numa partida real.

O delay foi eliminado?

Apesar da adoção do passe em 360º – no qual você espera ter um jogo menos previsivel – o PES 2011 inicialmente nos parece ter mais mobilidade do que o PES 2010 – talvez porque o nosso tempo é gasto jogando muito mais FIFA, e o nosso cérebro fica confuso. Para se objetivo: nós raramente nos irritamos por causa de uma resposta lenta quando há um passe curto para outro jogador. Nossos problemas tendem a ser na marcação mano-a-mano e o sistema ainda não implementado de defesa/carrinhos. Outros jornalistas que visitaram o estúdio da Konami no playtest não ficaram satisfeitos com o tempo de resposta, mas para nós não foi um problema.

A bola ficou menos previsivel do que nas versões anteriores?

Sim, definitivamente. O passe em 360º realmente inova nisso. No entanto há momentos que quase podemos sentir o “fantasma” da antiga A.I. lutando para ganhar a luta e deixar no plano 2D correto quando a bola vai pra um ponto imprevisto – ao menos, é o que nós percebemos. Mas, no geral, se sente muito menos esta “mão invisivel” (script) do que nas versões anteriores.

Individualmente, os jogadores se parecem com os Reais?

Não jogamos o bastante, ou o suficiente para entender os novos controles detalhamente, para dar uma resposta objetiva para esta pergunta. Mas de qualquer jeito, os dribles mais espetaculares vieram de Messi (se querem saber, num lance do playtest ele driblou 3 jogadores holandeses apertando apenas o drible mediano no “R2″), e os nossos únicos passes perdidos foram feitos por jogadores excepcionais como Vidic, ou O´Shea.

Os goleiros foram melhorados no PES 2011? Pois eles são terriveis desde o PES 2008.

Honestamente, os goleiros nesta versão beta estão bem ruins. Enquanto há notadamente mais animações, e mergulhos mais realistas e espalmadas, eles ainda dão aquelas “dormidas” e deixam bolas relativamente fáceis (no meio das pernas, por exemplo) ou cobranças de falta na direção do goleiro, entrar.

Espere a Copa Libertadores da América. Duvidamos que a Premier League esteja lá. Especulação: gostaríamos que tivesse a Europa League em modo standalone também, independente da campanha na Master League.

Info: Na versão que testamos estas eram as opções no menu principal:

  • Exhibition
  • League/Cup
  • Online
  • Training
  • Edit
  • Training
  • System Settings
  • Gallery
  • Extra Content

+ 5 opções misteriosas, marcadas com um ‘?’ – que podem ser: Champions League, Become a Legend, Community e outras 2 opções que só podemos especular por enquanto.

Houve melhoras na Master League? E realmente será toda online?

Seabass não deixou ligada a opção da Master League online. Nós compartilhamos a preocupação de uma liga, por exemplo, com 20 jogadores, nunca ter todos online para completar todos os jogos da temporada. Seabass admitiu que eles imaginaram esse problema tambem e chegaram a uma solução. No entanto, não compartilharam isto ainda com os jornalistas neste evento. A Master League offline, ao que parece, não irá mudar muito. Become a Legend irá sofrer mudanças maiores, na concepção.

Alguma mudança no ambiente de jogo, estadio, entrada em campo, e comemorações de gol?

Está muito melhor. O tunel pré-jogo está bem parecido com o PES 2010, mas quando entram no gramado está menos distoante. A grama está em alta resolução, e a platéria em 3D, enquanto os jogadores se aquecem. As comemorações estão bem parecidas com as antigas, e nós esperamos que eles copiem o sistem de customização do FIFA. Note que “Esperamos” não é o mesmo de “irá ter”. É só o nosso desejo.

Quantos dribles novos existem no jogo?

Obs: Os dribles novos estão na imagem de preview desta noticia.

L2 é o ativador de dribles e mudança de orientação do corpo, e pode ser somado a dribles no L1. Os dribles no L1 são para se distanciar de um marcador na velocidade. Os dribles no L2 são executados num espaço menor, e você pode fazer embaixadinhas com L2+R3. Note que o diagrama desta demo é fixo, mas na versão final você poderá criar as suas próprias combinações.

O Gameplay está mais lento do que no ano passado?

Sim, e não. O novo sistema de velocidade tem 5 opções, com “0″ padrão, variando de -2 a +2. Nós gostamos de -1 para ficar parecido com o FIFA 10, mas ele ainda está sendo aprimorado. Você poderá jogar na velocidade que quiser.

Vocês puderam testar o novo sistema de táticas e estratégias?

Sim – e a flexibilidade dele é Espetacular. Nós pudemos detalhar formações e táticas com as barras de energia do ultimo ano, e agora foram feitas mudanças pra deixa-las mais intuitivas. Primeiramente, a tela principal de táticas é como uma grande lousa de sala de aula, você pode arrastar os jogadores – melhorar formações pré-prontas é trabalho de criança, de tão intuitivo. Soberbo. Quando você clica em um jogador, seus potenciais substitutos brilham do lado esquerdo da “lousa” (ou prancheta, como Joel Santana gosta de chamar). Ainda mais surpreendente, existe uma tática condicional para ser carregada, por exemplo, se o seu time está vencendo por 2 a 0, ou usar o Líbero no ataque (Cartão do jogador) depois dos 60 min de jogo se o zagueiro tiver fôlego. O sistema de cartões de habilidades individuais permanece no jogo. Há novos cartões, mas nós não tivemos a chance de ver todos.

Atualizado no sabado, 03 de Junho – Adicionado um Video da PSM3.

Veja aqui o artigo original em inglês publicado pela Playstation Magazine.

Discuta as noticias do PES2011 no nosso Fórum.






Noticia publicada em 1 de junho de 2010, na(s) categoria(s) Musica, Tecnologia e Games por Claudio (aglioeolio), que tem 304 posts neste blog.

Texto sobre a licença Creative Commons 2.5 (Copyleft). Você pode: copiar parcial ou integralmente, citar ou modificar este texto, nas seguintes condições:
- Uso não-comercial,
- Citar o autor e post com link clicável,
- Usar a mesma licença deste texto em seu site.








Trackbacks: Citações em outros Blogs e no Twitter

  1. Tweets that mention PES2011: Playstation Magazine explica táticas condicionais e outras novidades | Comunidade Pesbrasil -- Topsy.com


Deixe seu comentário










Games - Submarino.com.br




TopoConteúdoHomeForumDownloadsLinks