A preguiça virtual

 

Vejo alguns (na verdade, muitos) usuarios fazerem um sequencia de perguntas no mesmo tópico que têm exatamente a mesma solução, sem nem se perguntar se quem deveria estar ali pra ajudar vai sair correndo ou dar um esporro com CapsLock ligado reclamando da preguiça de ler as mensagens anteriores, ou usar a busca do forum. É como se em cada começo de pagina todo mundo tivesse um ataque de amnésia.

Outros simplesmente deixam o MSN ou email com a mensagem: “estou com problemas pra instalar o patch, nao roda nem a martelada. Meu MSN é esse [email protected] , me dê add pra explicar.” Hahaha, bizarro icon biggrin A preguiça virtual

Quando li isso na assinatura de um usuario:

Pelo amor de deus, quando criarem post, coloquem a maior quantidade de informação.
Pois sempre alguem fica sem entender alguma coisa.
E de preferencia EXPLIQUEM, como se instala os PATCH.

Só dei risada e não comentei, pensando num jeito mais fácil de “medicar” a comodidade dele e de muitos usuarios que lêem 1 topico do forum e querem todas as soluções prontas, sem se dar ao trabalho de ler os tutoriais ou topicos de duvidas (FAQs) do resto do forum. Cada pessoa tem o seu “timing” (facilidade de aprender) mas sem nem ler um LEIAME.txt (README.txt) de um patch, soa como preguiça pura e simples.

A matéria a seguir é meio que “clássica” em blogs brasileiros, mas é boa pra quem ainda não entendeu o meu recado ai de cima…

VITÓRIA DA PREGUIÇA
2185yv9 A preguiça virtual
Internet facilita a vida de quem já é folgado

Texto de Marcelo Tas, publicado no LINK

No final do ano passado, comentei aqui um assunto que deu o maior ibope: a cola na internet. Professores e alunos de todo o Brasil escreveram confirmando e acrescentando novos dados ao drama: há uma verdadeira epidemia de plágio descarado nas escolas, incrementado pelo uso da web.

Volto ao assunto, pois tenho novidades. Os preguiçosos incansáveis na busca da perfeição estão usando uma novíssima arma: o Assédio Intelectual Internético. Se quiserem podemos batizá-la com uma sigla: AI2 (AI ao quadrado), para deixar a coisa com um toque mais científico.

Detectei o fenômeno depois de meses de garimpo entre os e-mails que recebo. Isolei com cuidado as mensagens enviadas por estudantes com suspeita de estarem infectados com o vírus do AI2. Compartilho agora com vocês alguns deles. Não se preocupem preguiçosos, vou usar nomes fictícios. Não é minha intenção puni-los. Mas fiz questão de deixar, quando mencionada, a instituição onde o espertinho está estudando. Com a única esperança de alertar os responsáveis de plantão.

Vamos ao primeiro candidato:

Olá Tas, preciso urgentemente terminar uma pesquisa sobre um assunto que você abordou aí na sua coluna. Se puder me ajude com qualquer informação. Por favor, não demore. Tenho que fazer uma lista de perguntas para entrevistar alunos e também a reitoria de algumas faculdades daqui da região. Nathalia.

De cara, observam-se duas características nos infectados com a síndrome do AI2: a pressa e a ausência. Assim como a Nathalia, em sua maioria esmagadora, o pessoal está sempre com pressa. Usam com insistência ameaçadora a palavra “urgente�?.

A segunda característica, a ausência, parece decorrente da primeira. A aluna, na pressa de passar a batata quente da tarefa que ela própria deveria se ocupar, não se dá ao trabalho de nem mesmo mencionar o assunto que a aflige.

Deixa para destinatário, ou seja eu mesmo, a tarefa de tentar adivinhar ou iniciar um diálogo via e-mail e assim ceder à fisgada do Assédio Intelectual Internético.

Mas, há casos opostos. O aluno não só envia o assunto, como também uma lista de pedidos bem detalhados.

Tas, sou aluno da Fiam e preciso fazer um trabalho sobre Jornalismo On-Line para a próxima terça. Você poderia me responder algumas perguntas via e-mail? Se estiver sem tempo, pode ser por telefone: (segue número do celular dele). Se esqueci de perguntar algo que você queira dizer, por favor, o faça. Muitíssimo obrigado. E lembre-se de mim quando surgir uma vaga de produtor no seu programa na TV. Ah! Posso roubar uma imagem do seu blog para a minha matéria??? Carlinhos.

Claro, Carlinhos. Quando precisar de alguém com a sua incansável disposição para o trabalho, lembrarei de você, com certeza.

Não me importo em receber e-mails de estudantes, professores ou quem quer esteja interessado em educação. Muito pelo contrário. Trocar informações na velocidade da internet é uma das virtudes do mundo moderno. Mas não me obriguem a ser cúmplice de um dos sete pecados capitais remasterizado nessa nova era: a preguiça virtual.


Bem, se realmente interessa à pessoa participar do nosso ou qualquer outro forum, e não fazer download de um patch e cantar pneu como muitos dos 26mil usuarios fazem, pedir ajuda direito já é um bom começo, postando screenshot do erro, por exemplo.

E o pessoal engajado em ajudar no forum tirando duvidas e postando tutoriais, certamente deve ter se identificado com o tal “assédio intelectual internérdico” do Tas haha icon biggrin A preguiça virtual

 

 

 

3 comentários para “A preguiça virtual

  1. Galera acha que é obrigação. Aquelas dúvidas que já foram respondidas enxem o saco e ninguem tem tanta paciência para respondê-las várias vezes.

    63 páginas?! Isso mesmo, leia cada uma delas.

  2. Muito boa a matéria!

    Preguiça virtual tah realmente virando uma epidemia… pessoal tah com nhaca pra procurar soluções pros problemas, não soh nesse forum, como em todos os outros do Brasil e do Mundo.

    Esperamos que isso diminua com o tempo e q a galera se interesse em ler mais antes… e q num dah pra esperar a resposta chegar como se viesse a jato ;)

  3. Seguinte.. eu mesmo fiz uma pergunta num tópico, sobre o GDB do patch do motolov…

    Não consegui abrir o anexo que tava no post, e vi que muitas pessoas já perguntaram isso, e não foram respondidas… visitei as 4 primeiras páginas do tópico, e as 4 últimas, e não tinha resposta pra minha dúvida (e de outros users).

    Então perguntei… Agora, não vou visitar 63 páginas de um tópico enorme, que demora pra carregar, pra VER se já foi respondida minha questão.

    Ah tá, tem a opção busca do fórum? Sim. Tentei usar. Achei o mesmo post que eu tava olhando… isso mesmo, aquele de 63 páginas!!!!!

Deixe uma resposta