Livros - Submarino.com.br

PSM3 sugere aposentadoria à Seabass no desenvolvimento do Pro Evolution Soccer

Publicado em

Via Blog PSM3

O blog da revista de bancas inglesa Playstation 3 Magazine, especializada em Playstation 3, publicou junto da apresentação do Pro Evolution Soccer 2012 um tipo de “prós e contras” do nivel atual de desenvolvimento do game. Falam bem do ritmo de jogo, das habilidades – Barcelona e Manchester United, por exemplo, têm esquadrões à altura dos finalistas da Champions League 2010-11 – mas batem forte na tecla do erro da Konami ao concentrar na figura de Seabass o que é importante ou não para tirar a franquia Pro Evolution Soccer da rabeira do seu concorrente direto, a série FIFA Soccer – que no Reino Unido vendeu 10 vezes mais na primeira semana do que o PES, quando é decisivo o marketing do boca-a-boca dos jogadores e não mais o Hype comum de pré-lançamento de novas versões.

Trecho do texto, citando Seabass:

Olhando para Seabass

A mente criativa tal qual um Tarantino, a pessoa com o “toque de midas” para idéias geniais que era tão comum na indústria de games até a pouco tempo, foi substituido por 200 pessoas com liberdade para criar agindo em conjunto e comprometidos com objetivos centrais (de 4 anos pra cá). Hideo Kojima é o exemplo clássico desse estilo de “versão do diretor”. Seabass também o foi, mas isso a 4 ou 5 anos atrás, quando ele era o “garoto-propaganda” do melhor jogo de futebol do planeta.

…”

Não foi com tom de pessimismo que li a observação do editor da PSM3, mas sim com otimismo. Assim como muitos fãs do PES migraram pro FIFA 11 no Xbox 360 e PS3, muitos podem voltar. Depende mais da Konami virar a mesa (com uma nova engine,) do que de impressões otimistas do press release ou de beta-testings fechados para jornalistas, com o compromisso claro de produzir “placebo” sem muita liberdade de opinião pessoal.

Do ponto de vista de uma revista impressa (o post foi publicado no Blog oficial da revista) e sabendo da responsabilidade do editor em não cair em desgraça frente aos seus parceiros da indústria de games foi de estranhar essa posição pedindo abertamente a cabeça de Seabass. Mas pode ser também que tenha sido consentido pela Konami Europe como um sinal de uma “fritura pública” de Seabass, para o anuncio de um novo produtor-chefe em breve. Quem diria que não?

É certo que a Konami, como toda empresa japonesa de games, tem o olho grande para o que publicam na Imprensa européia sobre os seus jogos. Pior do que vender menos do que FIFA é ter resistência à mudanças drásticas de direção num game tão questionado por seus fãs como a versão atual.

1x1.trans PSM3 sugere aposentadoria à Seabass no desenvolvimento do Pro Evolution Soccer

 

 

 

Tags: , , , ,


Um comentário em “PSM3 sugere aposentadoria à Seabass no desenvolvimento do Pro Evolution Soccer

  1.  
  2. Citação em Blog/Retweet: Thiago Simões

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

  • Citações no twitter Duvidas no ForumAssinar Feed

    165 assinantes do Feed
    322 assinantes por e-mail
    433 noticias com 1523 comentarios
    34k posts no Forum e 1900k downloads