Livros - Submarino.com.br

PES-2012 terá 6 clubes brasileiros (corrigido)

Publicado em

(atualizado em 09.09 – Claudio)

Neste ano Jon Murphy, produtor do Pro Evolution Soccer no Reino unido e Europa, deu detalhes das franquias presentes no jogo, entre elas a Copa Libertadores da América.

A lista completa de times no Modo “Copa Libertadores” no PES-2012 é esta, com os 6 times brasileiros:

Argentina

Argentinos Juniors
Estudiantes
Vélez Sarsfield
Godoy Cruz
Independiente

Bolivia

Jorge Wilstermann
Oriente Petrolero
Bolívar

Brasil

Internacional
Santos
Fluminense
Cruzeiro
Corinthians
Grêmio

Chile

Universidad Católica
Colo-Colo
Unión Española

Colombia

Junior Barranquilla
Once Caldas
Deportes Tolima

Equador

Liga de Quito
Emelec
Deportivo Quito

Mexico

América
San Luis
Jaguares

Paraguay

Libertad
Guaraní
Cerro Porteño

Peru

Universidad San Martín
León de Huánuco
Alianza Lima

Uruguay

Peñarol
Nacional
Liverpool

Venezuela

Deportivo Táchira
Caracas
Deportivo Petare

Clubes da Libertadores na Master League? Ainda não. Só na MLO

Apesar do meu raciocínio no post original sobre Libertadores e ML (feito em maio – veja abaixo), a Konami manteve a Copa Libertadores “presa” no menu principal e os times não fizeram a migração natural para o modo “Master League”. A explicação de Jon Murphy foi a de que a licença negociada para a Copa Libertadores não permite isso. A minha intuição é a de que não interessa para gamers europeus, principal mercado da Konami, ver esta “invasão” de times sem expressão mundial* num modo tão importante para os fãs da série.

(*) Sem expressão, lógico, comparando a lista de times da Libertadores com os times da Champions League. Ligas européias como Espanha, Turquia, Portugal, etc. não chegam perto da competitividade do Brasileirão com quase 10 clubes favoritos, mas este não é o ponto de comparação.

Apesar desta negativa no modo offline, os clubes da Libertadores estarão diponiveis no modo Master League Online (MLO), segundo Jon Murphy.

1x1.trans PES 2012 terá 6 clubes brasileiros (corrigido)

Fontes

  • Only Pro Evolutions
  • Conta de Jon Murphy no twitter

 

 

Noticia original de Maio/2011 (já desmentida)

Boato: 15 clubes brasileiros no PES-2012

Se você lê o blog a algum tempo deve se lembrar desta petição criada por Coragi para incluir mais times brasileiros no PES. Pois um boato recente em blogs brasileiros é de que a Copa Sulamericana estaria licenciada no Pro Evolution Soccer 2012.

OK. Depois de alguma pesquisa eu achei a “fonte” do boato. Este post do OPE Blogfoi traduzido porcamente e deu pano pra manga de uma “nota oficial” que nunca existiu em varios blogs e comunidades do orkut.

De qualquer jeito, sendo isso verdade* por “vias tortas”, mais 8 clubes brasileiros entrariam na database do Jogo:

  • Flamengo
  • São Paulo
  • Palmeiras
  • Vasco
  • Atlético Mineiro
  • Botafogo
  • Atlético Paranaense
  • Ceará

Eles se juntariam* aos 6 times brasileiros da Libertadores 2011.

Master League com Copa Libertadores e Sulamericana, usando times europeus?

15 times brasileiros, quase uma liga no padrão europeu (18 times). Já daria para montar uma liga na Master League, adicionando Boca, River Plate ou outros times sulamericanos que você goste.

Mas será que a idéia de aproveitar o maximo das licenças exclusivas – como no caso da Champions League e Liga Europa na campanha da Master League – vai se extender para a Copa Libertadores?

A Konami poderia regionalizar a Master League com Libertadores e Sulamericana na versão do jogo vendida no continente americano, ou (pra mim, o ideal) abrir uma opção no inicio da Master League para disputar torneios sulamericanos OU europeus.

Brasil no “olho do furacão”. Não merece uma Liga própria no jogo?

O Brasil está se tornando um grande Trending neste inicio de século, por ser um dos paises emergentes que atraem mais investimentos (Brics), mas tambem (e principalmente) por sediar nos próximos anos os 2 principais eventos esportivos que existem no calendário esportivo, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpiadas no Rio de 2016.

Resultado direto disso é que filmes como Velozes e Furiosos, a animação “Rio” e até games (Max Payne 3, da Rockstar, por exemplo) começam a ser ambientados no nosso país com mais frequência. Espere muito mais espelhos dos nossos problemas sociais nos próximos anos, mixados com belas praias e clichês hollywoodianos.

(Des)organização à parte por conta dos bolsos famintos de nossos cartolas, a Konami deveria olhar para essa tendência comercial com carinho e explorar também o nosso país no Jogo, já que o Futebol é uma das “bandeiras” brasileiras em qualquer canto do mundo, pela história em Copas do Mundo e grandes talentos individuais. E não seria um absurdo um russo, alemão ou norueguês jogando o “Brasileirão” no seu PES. A Globalização de jogadores é real e o campeonato brasileiro é transmitido pela TV como é feito com a Bundesliga ou Premier League (guardadas as proporções) para todo o mundo.

Uma liga brasileira com 3 times “fakes” não seria mal negócio a um primeiro momento, já que a negociação com os clubes brasileiros é tão espinhosa. Você se lembra do Winning eleven original com “Romaldinho” e cia? A Konami tinha um certo apelo popular com esses nomes fakes de jogadores, não era nenhum demérito usá-los, do ponto de vista dos brasileiros.

Independente de franquias (ou times fakes com jogadores clonados) e da megalomania na quantidade de times presentes no jogo, nos próximos dias com a divulgação do material da Konami na E3 saberemos se o PES 2012 tomará o lugar de destaque na mente de seus fãs de longa data.

(*)Notícia desmentida – corrigido em 09.09.2011 (Claudio)

 

 

 

Tags: , , , , ,


11 comentários para “PES-2012 terá 6 clubes brasileiros (corrigido)

  1. tomara q o 2012 seja melhor pq o 2011 com a nova atualizaçao nao ficou muito bom…
    tem hora q o jogador para e nao vai na bola quando bate o escanteio alguns jogadores nem vao na bola..
    muitos jogadores fora do clube fui transferi alguns jogadores q sei em q clube ta depois fui jogar tinha o goleiro na linha isso q eu arrumei a posiçao e tudo tem muitos defeito no pes 2011..pq q aquelas bolas barriu bombom e aqueles penteados com chapeu pra que aquilo queren fazer parecido com o real mais tem umas parada q nada a ver…nao ronaldinho q tava no milan passei pro flamengo com essa atualizaçao o ronaldinho sumiu nao tem mais o diego q joga no atletico de madri meu vez de melhora em muitas coisas piorou..agora to pensando em comprar o 2012 pra ver c é melhor…

  2. boa noite amigo com conpra o path pesbrasil

    o jogo pes 2012 ta maravilhoso ta bom de mais 

    um bom dia

  3.  
  4. Citação em Blog/Retweet: FutExcel
  5.  
  6. Citação em Blog/Retweet: FP7 GAMES
  7.  
  8. Citação em Blog/Retweet: Mania Gamer
  9.  
  10. Citação em Blog/Retweet: Rhuan Ricardo
  11.  
  12. Citação em Blog/Retweet: wesley
  13. creio qeu seja "fake" o lance da Copa Sulamericana, li os boatos e sempre citam Copa Nissan Sulamericana, mas a competição ta sendo patrocinada pela Bridgestone, é um bom agravante para crer em "boato fake". :p

  14. Marcelin fan numero 1 da konami desde 7anos jogava winning eleven jogava sempre com o Brasil pois nao tinha times brasileiros isso era uma vergonha nao so para a naçao brasileira mas para todo o mundo pois quem e considerado o pais do futebol?Quem e que ganhou mais copas do mundo?Quem teve o maior jogador de todos os tempos?De qual pais e o maior goleiro artilheiro na contagem oficial da fifa com 99 gols na da cbf com 101 gols.Com todo respeito a Holanda mas se nao estiver errado sao 18 times na edrevise e isso e em uma seleçao que nunca tinha chegado a uma final de mundial ate o ano passado.enquanto na inglaterra nao tem arsenal,chelsea,manchester city e o liverpooll que ate o ano passado era o maior ganhador da premier league com 18 titulos hoje atras somente do manchester united com 19 titulos.nA A

    • errado, a holanda chegou a 3 finais de copa do mundo e foi vice campea em todas elas.

  15.  
  16. Citação em Blog/Retweet: (PES-2012) Entrevista com Anibal Vera, diretor operacional da Konami no Brasil (@proximogames) | Comunidade Pesbrasil

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>