blog-voluntario-2009

LEGENDA:
Link azul: dica de site dentro do assunto
Link vermelho: Off-Topic com algum bom humor

Introdução: O que você procura? Imagem impecável ou bons FPS?

A vida de um PC Gamer não se resume só a pegar o joystick e sair jogando, como faz o dono de um Playstation 3, Xbox 360 ou Wii. Talvez o dono de um computador pareça mais com um piloto de fórmula 1, que precisa reinventar o seu conhecimento teórico e prático a cada corrida: primeiro monta as peças com a sua possibilidade financeira, depois faz ajustes finos e, por fim, vai pra jogatina, agora sim na prática.

Peças básicas de um PC para jogos

  1. Motherboard (Placa-mãe): principal peça do PC, onde as placas de video, CPU e memória RAM são encaixados. O Principal ajuste de software na placa-mãe é a atualizaçaõ da Bios.

    Mas pra placa-mãe sempre vale aquela máxima: em time que está ganhando, não se mexe, porque caso falte luz no momento de estar atualizando a Bios você perde a sua placa-mãe.

  2. CPU: componente que muitas vezes dá gargalo em jogos 3D. Comprar um novo computador pra Games hoje em dia com núcleo simples e não Dual Core ou mesmo Quad Core é impensável, pois o desempenho destas tecnologias mais novas é muito superior, além da própria presença de mais de 1 processador. O consumo de energia dos Dual/Quad Core também é baixo em comparação a chips de nucleo unico.

    fps
    Imagem: comparativo do jogo Far Cry 2 com varios Processadores recentes, na mesma configuração de maquina. Fonte: Anandtech.

  3. Memória RAM: 2gbytes de RAM DDR2 são basicos para jogar em Windows XP ou 3 gbytes no Windows Vista. A tendencia é aumentar a velocidade de acesso (menor tempo em “ms”, milisegundos) e barramento (800Hz ou mais) das memórias com o tempo, mas se manter nessa quantidade de Gbytes. 1 pente de 2gb dá boa margem para um upgrade futuro (Placas-mãe mais baratas tem só 2 “slots”, encaixes, para memória RAM). Comprar 2 pentes de 1 gbyte não é um bom negócio para um futuro upgrade de RAM.
  4. Placa de Video 3D, com memória dedicada: componente essencial pra jogos no PC. Com uma PLACA DE VIDEO ONBOARD (IGP) você não vai conseguir jogar games lançados nos ultimos 3 anos com boa imagem e fluência das animações (FPS). Se você comprou um PC “completo” sem uma placa de video com memória dedicada, ele é completo mesmo, mas só para escritório, e não para PC Games. Nota: as placas de videos 3D modernas requerem uma Fonte de Energia especial, com capacidade X de Watts reais. Nenhuma fonte normal (R$30~R$50 dá conta da carga de consumo destas placas de video.

    O “padrão” para as placas de video de bom custo/desempenho (em maio/2009) é este: Memória 512mb DDR3 com barramento 256-bit. Veja estas listas de desempenho de Placas 3D do mercado para uma boa escolha: GEFORCE OU RADEON. O valor importante é a Taxa de Transf. Memória (GB/s).

  5. Placa de som, Home theater 5.1 e joystick não vem ao caso detalhar aqui, mas pessoalmente eu gosto e tenho este conjunto: Placa de som Creative Audigy SE, Conjunto de caixas 5.1 Creative Inspire T6100 e XBOX 360 Controller for Windows.

Drivers + Overclock

Peças espetadas na placa-mãe, tudo configurado com drivers no Windows e instaladas atualizações como pede o Manual da Placa de Video/Motherboard… mas a sua primeira experiencia com um jogo 3D pode não ser das melhores.

  1. Drivers de dispositivo de Placas de Video 3D melhores ou piores são a verdades mais contestadas dos PC Gamers. A cada versão do Catalyst (AMD) e Forceware (nVidia) se fazem melhores drivers pra placas de video novas com jogos novos MAS diminui a performance dos modelos mais antigos com jogos antigos. Assim guardar 4 ou 5 versões de drivers no disco rigido para instalar quando for jogar um Game “A” ou “B” não é nenhum preciosismo. Você pode baixar quase todas as versões mais importantes de drivers de video neste link. Nem sempre a ultima versão disponivel no site da nVidia ou AMD é o ideal pra sua placa 3D + Game, combinados.
  2. Instalado o driver, o básico pra se saber é isso: a qualidade de imagem e sensação 3D nos jogos aumenta ao passo que o desempenho cai. Quando a lentidão for notada você pode apelar para o overclock da placa de video. Algumas tem nos proprios drivers um aplicativo para aumentar até 10% o clock da CPU da Placa 3D (chamado de “core”). As melhores placas para overclock são com memória DDR3 e boa refrigeração. Se o cooler da Placa 3D for só um dissipador (sem ventoinha) evite fazer overclock da Placa 3D.

    Existem programas pra se avaliar se os 10% de overclock são o limite na prática mesmo, ou se podem ser excedidos, ou precisa ser diminuido o overclock pra não ter avarias de componentes da Placa. Esse tipo de programa se chama Benchmark (traduzido: marca de referência). O mais conhecido programa é o “3DMark”

    canyonflight_002_big
    Imagem: teste do 3DMark 06. Fonte: bit-tech.

  3. Se o dia que você escolheu pra jogar em seu tempo livre estiver quente demais, seu PC não tem a refrigeração ideal pra dar conta disso e qualquer esporte saudavel for igualmente impraticável, vá assistir um pouco de TV e aumentar a sua cultura.

Tweak básico de Desempenho (sem overclock)

Estas são dicas básicas para melhorar o desempenho de Placas de Video 3D com memória dedicada.

  1. Diminuir a resolução de video: Com texturas menores será consumida menos VRAM e poder da CPU. Diminuir a resolução e melhorar a imagem nas opções 3D de Video aumentando valores de filtros AA e Aniso e ligar o Vsync podem ser uma boa saída pra melhorar a experiência em games.

  2. Ajuste fino no próprio jogo: Jogos de muita vanguarda como Doom III, Half Life 2, Crysis e GTA IV extrapolaram o equipamento popular da época e ditaram um certo “consumismo” para placas de videos com as ultimas tecnologias. Alguns tweaks especificos desses jogos como arquivos “config.ini” (como o “commandline.txt” do GTA IV) podem melhorar também a fluência das animações. Procurando o forum/comunidade de cada jogo em especial é possivel ver como fazer isso.
  3. Qualidade de som: Hoje em dia (maio/2009) o padrão da indústria de Games é de lançar jogos novos como port* em DX10/DX9 direto do Playstation 3/XBOX 360. Talvez em alguns destes jogos adaptados falte uma configuração basica que é diminuir a qualidade de som, o que é um dos principais “sugadores” de recursos de CPU, fora a propria imagem que fica por conta da GPU (placa 3D). Se o seu jogo tiver a opção de diminuir a qualidade de som (Frequencia em “Hz” ou qualidade em “bits”) ou numero de canais (5.1, stereo, etc), esta tambem é uma opção interessante.

Vocabulário (*):

AA: Anti-serrilhamento
Aniso: Sensação de superficie 3D.
DX10: “Linguagem de programação” da microsoft para jogos, distribuida para as produtoras de Games como um pacote SDK e exclusiva do Windows Vista. Um jogo no directx10 é mais pesado por causa do uso de novas tecnologias graficas, enquanto no Directx9 (Windows XP) ele irá rodar mais rapido por exibir menos detalhes gráficos e efeitos especiais.
FPS: Quadros por segundo.
Port: conversão de Jogos feitos primeiro para outras plataformas.
Tweak: “ajuste fino” na qualidade da imagem ou no desempenho do jogo.

Sugestões de Foruns/Sites sobre o assunto

  • Downloads: Guru3D
  • Reviews/Análises de Placas 3D e Fontes nos Foruns Adrenaline, Forum PCs e Clube do Hardware.
  • Forum Overclock.net
  • Toms Hardware





Noticia publicada em 24 de abril de 2009, na(s) categoria(s) Destaques, Musica, Tecnologia e Games por Claudio (aglioeolio), que tem 303 posts neste blog.

Texto sobre a licença Creative Commons 2.5 (Copyleft). Você pode: copiar parcial ou integralmente, citar ou modificar este texto, nas seguintes condições:
- Uso não-comercial,
- Citar o autor e post com link clicável,
- Usar a mesma licença deste texto em seu site.










6 Comentários

  1. Anderson(astrogilson) disse:

    Muito bom, explica muita coisa. Entendendo esse texto, já dá pra escolher melhor o próximo computador a ser comprado.

  2. EDUARDO disse:

    JOIA AS DICAS.

  3. DePersis disse:

    Muito interessante as dicas de PC GAMERS eu to já faz algum tempo querendo montar um para mim, completo e vi algumas coisas ali que vão me ajudar muito na hora de escolher as peças :up:

  4. Michel disse:

    xD
    Upar PC pra min ée maneiraa de passar tempoo pra novidadess, como meu paii “upar PC pra se manter att com os novos jogos”

  5. OLELE disse:

    Show de dicas reccomendo a kualker INI em games e informática, parabéns pro autor!!

  6. Wilson Alpoim disse:

    Muito interessante as dicas de PC GAMERS eu já faz algum tempo querendo montar um para mim, completo e vi algumas coisas ali que vão me ajudar muito na hora de escolher as peças :up:

Deixe seu comentário










Games - Submarino.com.br




TopoConteúdoHomeForumDownloadsLinks