Plugins de WordPress usados no blog

 

servidor Plugins de Wordpress usados no blog

Esta é a lista de plugins que usamos aqui no Blog, depois da ultima atualização de Layout.

De acordo com o jeito que você usa o seu WordPress (CMS ou Blog tradicional), alguns podem ser uteis ou não. A maioria é usada pra tornar o conteúdo mais acessivel e o html mais rapido de carregar, inclusive em celulares mais simples, com padrão WAP.

  • Dean’s Permalinks Migration. Caso precise mudar a permalink de seus links este plugin redireciona pros novos urls e evita erros 404.
  • Feed Locations. Aplica o endereço de seu Feed-RSS no Feedburner em todos os templates automaticamente. Feed-RSS é um dos “gargalos” de hospedagem conhecidos, quando se hospeda o proprio blog com wordpress.
  • Lifestream. É um plugin que permite acompanhar o feed de um ou varios perfis de usuarios no Youtube (Favoritados e upload de videos), Twitter, Digg (favoritados e adicionados), entre diversos outras redes sociais.
  • Regenerate Thumbnails. Se você usa um Tema CMS (estilo Magazine) poderá se beneficiar do novo sistema de thumbnails nativos do WordPress 2.9.x. É uma boa alternativa para substituir os scripts thumb.php, phpthumb ou timthumb, comuns em Temas estilo Magazine mas que podem consumir uma boa parcela de recursos do Host se não forem configurados bem.
  • Shutter Reloaded. Foi o mais leve plugin de Galeria de imagens em tela cheia que encontrei, como alternativa ao Lightbox. Ele não usa um arquivo javascript adicional de prototype nem jquery – que são o grande problema de usar muitos plugins de imagens para WordPress. Se você não ficar de olho em seu blog na seção <HEAD> ele pode estar carregando 2 ou 3 vezes a mesma biblioteca em plugins diferentes.
  • Topsy Retweet Button. Dica do Pblog.com.br. Achei ele melhor que o “tweetmeme”, o outro plugin pra caçar citações. Ambos são ótimos plugins, eu achei o Tospy mais rapido em encontrar as citações no Twitter.
  • W3 Total Cache. Um plugin de Cache que até pouco tempo atrás só podia ser instalado em servidores dedicados, por precisar de configurações especificas no PHP e Apache. Agora ele tem cache em disco + banco de dados e superou na minha opinião o 1-blog-cacher, Widget cache e o Hyper Cache, o ultimo que eu usei antes dele.
  • Wapple Architect. Plugin que liga automaticamente uma “versão texto” de seu site, facilitando a navegação em celulares. Teste: Versão mobile / Versão normal
  • WordPress.com Popular Posts. É o plugin que cria um widget a partir dos dados do WordPress.com Stats. É bem otimizado comparando com outros plugins de aferir popularidade de posts.
  • WP-PageNavi. Paginação do arquivo (Categorias, Tags, resultados de Pesquisa, etc). Deveria ser padrão do WordPress. Uso ele desde o 1º tema que usei aqui no Blog.
  • WP-Print. Outro plugin muito util de Lester Chan. Imprime uma pagina/post sem formatação, só o texto e imagens, com a opção de listar no rodapé o URL completo de todos os links citados no post.

Depois de tudo isso, um plugin do Firefox que achei ótimo para fazer o Benchmarck do html do blog:

  • View Dependencies Plugin. Ao clicar no Favicon e na aba “Dependencias” ele lista o tamanho de cada arquivo (imagem, javascript e html) carregado pra mostrar aquela URL, mostrando totais em kbytes de cada site que teve conteúdo carregado na pagina.

Usuarios de IE6 podem tentar o modo “mobile” se estiverem incomodados com tantos bugs visuais no nosso Blog – Leia na Home sobre essa falta de suporte do IE6-.

 

 

 

Deixe uma resposta