Livros - Submarino.com.br

Conheça alguns dos principais scripts PHP gratuitos para Foruns

Publicado em

Ultimamente muitos scripts gratuitos de Foruns usando principalmente a dobradinha PHP + MySQL alcançaram o status de “stable”, ou seja, com menos falhas críticas de segurança e o lançamento de uma versão final Pública para Download, em paralelo com versões Betas para testes (SVN).

Em torno da comunidade crescente de desenvolvedores de plugins, Beta-testers e um numero expressivo de Designers para fazer novos Temas (skins) estes softwares chegam a ameaçar a até então “Supremacia” tranquila dos scripts de Foruns comerciais – Invision Power Board e Vbulletin – que cobram dos seus clientes o pagamento de um certo valor por uma licença anual, ou uma licença vitalicia por um valor um pouco maior, para ter suporte e atualizações de segurança.

A variedade de plugins é imensa para todos esses sistemas gratuitos, e o mais interessante é a variedade de conversores de Banco de dados de IPB/Vb para estes sistemas (importando topicos, usuarios e foruns) que até pouco tempo atrás era escassa.

Seguem os principais scripts e os links oficiais de Download e Suporte:

phpBB 2.x: DOWNLOAD – Tradução em português brasileiro disponivel. Por: Gustavo Montes

O phpBB é sem duvidas o script mais popular, entre os gratuitos, para foruns de discussão. Por ter poucos mods instalados na versão “Default” de download apresenta alguns riscos de segurança, principalmente relativo a “Robôs de Spam”, caso o registro de usuarios autenticado por email esteja desativado, mas isso é resolvido facilmente com a instalação de plugins.

A Versão beta 3.0 está sendo muito celebrada e o Projeto ganhou o “SourceForge Community Choice Awards” 2007 entre os scripts de Forum, por votação aberta no Sourceforge.net.

Outras informações sobre o sistema:
Site Oficial: http://www.phpbb.com
Suporte phpBB: http://www.suportephpbb.org
phpBB Brasil: http://www.phpbbrasil.com.br
MODs e Templates: http://www.phpbbhacks.com
Artigo WikiPedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/PhpBB

(Simple Machines Forum ou) SMF 1.1.x: DOWNLOAD – Tradução em português brasileiro disponivel em UTF-8 ou iso-8859-1. Por: André Marra

Foruns que usam esse sistema: Suporte oficial do Joomla! – Gamevicio

O SMF na minha opinião é o script mais promissor de foruns, pela comunidade que se estabeleceu ao redor dele. A própria instalação dele já é um show em termos de automatização: usando a opção “Webinstall” na pagina de downloads o seu forum será instalado facilmente, e os arquivos necessarios vão ser transferidos entre o servidor do SMF e o seu servidor de arquivos, totalmente automatizado.

Como complemento ao SMF 1.1 existe o ótimo Tinyportal – script que adiciona Blocos ao Forum, como se fossem novas “abas” de conteudo, avisos personalizados, snippets em php ou javascript, ou o que você precisar exibir em paralelo ao layout do Forum.

Uma desvantagem do SMF é que a instalação de Mods (Plugins) em Temas que não são o da instalação (Themes\Default) fica meio comprometida, pois a maioria dos Mods é instalada com a edição de tags diretamente nos templates ativos, que são arquivos html (php). A dica mais valiosa nesse caso é usar o Package Parser, um “tradutor” de XML para a instalação manual no seu tema preferido.

myBB 1.2.x: DOWNLOAD – Tradução em português de Portugal disponivel (utf-8). Por: Miguel Silva

Foruns que usam esse sistema: Suporte do MSN Plus! – Comunidade Pesbrasil

Se o SMF agrada por estabilidade e pelo suporte magnifico da comunidade, o myBB é um espetaculo pela quantidade de recursos disponiveis na instalação default.

  • Avaliação de Tópicos
  • Plugins instalados com a mesma simplicidade do WordPress (upload do snippet e ativação na Administração do Forum)
  • Opção de backup das Mensagens pessoais
  • Grupos de usuarios privados
  • Limite de server load para rejeitar usuarios, etc.
  • Uso de template-bits nos temas, diminuindo o sobrecarregamento do servidor

Comparando com os recursos do IPB e do vB, o mybb é certamente o que tem mais recursos conhecidos com os usuarios destes 2 sistemas. Mas com contrário do SMF e do PhpBB não existe uma comunidade especifica do myBB feita por brasileiros, e isso não atraiu muitos fãs ainda, talvez por ser um projeto bem novo ainda.

Referências:

http://www.openkore.com/wiki/index.php/O_que_%C3%A9_SVN%3F

http://www.phpbb.com/community/viewtopic.php?f=14&t=572273

http://blog.sysgsm.com/2007/03/23/traduzir_phpbb/

http://www.simplemachines.org/community/index.php?topic=164173.0

[]s,
Claudio – aglioeolio – pesbrasil.org

 

 

 

Tags: , ,


Um comentário em “Conheça alguns dos principais scripts PHP gratuitos para Foruns

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

  • Siga-nos no twitter Postar no ForumAssinar Feed

    165 assinantes do Feed
    322 assinantes por e-mail
    433 noticias com 1523 comentarios
    34k posts no Forum e 1900k downloads