Review: Pro Evolution Soccer 2010 (PC Demo)

Nosso amigo Tony postou no Forum PES2010 um Review com as suas impressões sobre a Demo. Leia ela na integra:

Atualiz. 23/09/2009 – Adicionado video-tutorial de dribles de um usuario do Fórum inglês Pesfan no fim do post – []s, Claudio

8 jogos depois, todos em 5 min, dois no intermediário e 6 no estrela, vemos um jogo com muitos vícios e virtudes, mas ainda tem muita bola pra rolar…

Algumas screens

menu-modo-amistoso-pes2010

entrada-em-campo

inicio-de-jogo

ingame

cartao-amarelo

comemorando-gol

Primeiramente ganhei 5 dos 8 e não sofri nenhum gol. O computador melhorou o “sem bola” mas continua previsível com ela nos pés, pra quem sabe marcar em WE é MUITO fácil parar o computador, chega até a ser engraçado. Vamos aos tópicos:

GRÁFICOS

Maravilhosos. Ponto para ambientação do estádio (tios da câmera, câmeras e microfones) e uma leve melhoria da torcida (passou de papelão 2d pra papelão 3d). As faces e animações são soberbas, mas gostaria muito que as entradas e comemorações (de campeonato) não fossem sempre as mesmas porque depois da primeira vez dá é desgosto de olhar e todo mundo aperta start até doer pra passar aquilo tudo.

De resto tudo está bem “vivo” em campo, inclusive a iluminação, que incide sobre os jogadores com mais vivacidade e realidade, sem aquela sensação de EVERYBODY OPACO.

Uma falha na animação que não curti foi o posicionamento pra falta. Preferia o tipo miss (mão na cintura) que o Troll ofegante que tem agora, parece que o player vai dar uma martelada em alguém, fica até meio arqueado.

E finalmente, GOLEIROS NÃO TEM MAIS LUVAS DE LIXEIRO!!! Agora são luvas de ciclista, bem justinhas e aparentemente feitas com material de maiô de nadador.

SONS

Ambientalmente, mais do mesmo. Torcida sem personalidade (ela vai cantar do mesmo jeito no mesmo loop se seu time leva pressão ou aplica uma goleada) e sons monofônicos extraídos de partidas de tênis. Mas som em PES nunca foi um ponto forte, mantém a nota.

Nota: Aumentando o som você vai notar o grito da torcida quando num chute a bola passa perto da trave. Realmente a qualidade não é lá grande coisa – espero perceber novas situações que usam isso na versão final, afinal a Konami listou como uma das grandes novidades o “ambiente em campo” – mas pra nós editores o que importa é ter um arquivo no jogo original, depois a gente se vira pra editar – Aglioeolio

JOGABILIDADE

A mudança mais drástica é o delay (atraso) proposital. Aliado a diminuição do ritmo do jogo é uma ducha de água fria pra quem jogava com rapidez como eu. A dificuldade é até prazerosa se contar que ficou mesmo mais real.

Um aspecto interessante – porque não concluí ainda se é ruim ou bom – é que ficou bem mais difícil chutar de fora da área, pois do aperto de botão, ao chute em si, toda a defesa já caiu em cima de voce.

Um aspecto realmente horrível é que voce nunca vai pegar um rebote na área, porque já não pegava antes, agora com tempo de reação 0 da IA + delay passou pra “nunca eterno”.

A física da bola é um show a parte, isso todo mundo percebeu só de rolar a bola pro lado, dispensa comentários.

Tiraram a profundidade do /\ pode socar o dedo no botão que geralmente vai sair um passe curtissimo, o que é meio brochante pra quem as utilizava demais para jogadas de linha de fundo. A mudança acrescentou uma pseudo-dificuldade, visto que ainda é facil correr pra linha de fundo pra cruzar.

O mesmo para o velho “toque e passa”. Não tem mais aquele negocio de toque rápido e correria frenética; quase nunca o jogador que vem de trás depois de tocar pra receber ultrapassa a linha da zaga, é ai que entra uma grande melhoria.

A improvisação. No PES2009 pra trás a improvisação da IA é quase nula, fatos inesperados – uma bola espirrada curta, ou uma correria adversaria diferente – são melhor processados pela IA, o que anula e muito a possibilidade de lances bizarros e dificulta as brechas na jogabilidade – leia-se MANHAS.

Goleiros ainda cometem bizarrices. Ao menos agora rebatem para todos os lados.

Passes de cabeça no 2009 eram bizarros. Escorar uma bola pro lado ocasionava em 80% dos casos que o jogador que receberia perdesse o tempo e passasse da linha da bola. Esse aspecto melhorou muito, com os jogadores se posicionando ANTES da bola ser cabeceada, e não depois.

É MUITO fácil se antecipar aos zagueiros para cabecear, não sei se é lentidão da IA ou o simples fato de os jogadores não se “grudarem” como na versão anterior, interagindo livremente – Havia uma proposta da engine de que se dois jogadores se encontravam no mesmo lance, uma nova série de interações automáticas se iniciava, geralmente repetitivas, agora os players fluem com mais liberdade, mesmo estando na mesma jogada.

TÁTICAS

Vou ser sincero que não tenho muito o que comentar pois não me aprofundei, usei sempre a tática original dos times. Quanto ao comportamento tático percebi que os players fazem tudo com muita cautela, tentando respeitar as características de posicionamento (até excessivamente) mas isso não impede alguns lampejos de criatividade em termos de posicionamento.

CONCLUSÃO

No fim das contas temos uma grande evolução, em que trabalharam realmente em cima de bugs “clássicos” concertando-os ou ao menos maquiando-os. Mas como o cobertor ainda não é tão grande, cobriu a cabeça e descobriu os pés, aparecendo novos pequenos bugs que no fim das contas não comprometem a diversão de jogar PES2010.

Avaliação: Uma nota 9.4, com louvor.

Configuração:
- Intel DG41PRBR – Dual Core Intel Pentium 1.8Ghz
- 2x 2gb DDR2 667 Dual Channel – 150Gb Sata
GeForce GTS 250 738M 512mb DDR3 – LCD SyncMaster 940B 20

Tutorial de Dribles do PES2010

Leia Aqui o Tópico original postado no Forum “Pro Evolution Soccer 2010″.

Quem gostou deste post tambem leu: