George Harrison, um inovador nos Mods de games no Brasil

por

pesbrasil revolucao 4 anos George Harrison, um inovador nos Mods de games no Brasil

É legal ver como um site meio “underground” – como diria o cha, ex-companheiro da equipe – como é aqui na Pesbrasil, atrai a atenção de bastante gente que não sabe nem quem é o Garotinho, imitado por nosso amigo George Harrison, e faz download de nossos patches por gostar bastante da apresentação dos videos-previews, ou mesmo no boca-a-boca, que é como a maioria dos usuarios do Forum conheceram os nossos patches gratuitos. Na verdade nem eu mesmo sabia quem era o Luis Carlos Araujo, pois moro em SP e pra mim os “sinônimos” da narração de radio eram Eder Luis (Transamérica) e Luiz Silvério (Rádio Globo).

Em 2005, antes do Pesbrasil 1.0 ser planejado, eu fui chamado pra equipe Pesbrasil junto do Gabiru e do cha, depois de lançarmos um patch com times brasileiros pro PES4 PC no fim de 2004. Eu tinha uma idéia vaga do enorme desafio que seria o George (amigo do cha) gravar no microfone, na própria voz, centenas de falas condicionais pra lançar em uma modificação de Winning Eleven gratuita – Tipo de edição que é ligada normalmente ao clichê de ter narrações em português “pirateadas” do game Fifa Soccer, e nunca gravada pela voz do editor.

Qual seria a chance de um projeto desse tamanho vingar, sendo que nem eu mesmo conhecia o “Garotinho” da rádio carioca? Felizmente não caiu na minha mão essa iniciativa (nem na de nenhum paulistano “arrogante” ou “bairrista”, como é a nossa fama em todo Brasil), mas sim na mão de um fã do “tal” Garotinho, o George Harrison, que realmente mergulhou no desafio de sonorizar aquele que seria pra mim o melhor patch da Pesbrasil.

Sobre a convivência com a equipe que fundou a Pesbrasil naquele momento, devo admitir, foi espetacular naquela época, de muito respeito mútuo e bom humor, se for ver que metade era do Sul e a outra metade do Sudeste e Nordeste, de idades e ambientes diferentes. Rogremio (RS), Shao (BA), L.Ritzel (RS), Maleato (DF) e Dino (SP), “a base” da equipe, que manjavam horrores de edição no coreldraw/photoshop e edição geral do Fifa Soccer, de onde migraram – e junto do cha (RJ), Peu (BA) e Gabiru (AL), que editavam PS2, e alguns outros: Wescleyboard, Katsuo, Edu xxx, Porko (desculpe se faltou alguem…), e eu, por ter traduzido o PES4-PC parcialmente para o nosso mini-patch independente, citado no 2º parágrafo.

Com o desenvolvimento do patch no Forum Privado da Equipe (kits, chuteiras, faces, estadios, etc) – junto de alguns trechos da narração no MSN que sempre ouviamos pelo cha/george – notamos que o bom humor e homenagens do George, que imitava o Garotinho (narrador), o Gilsão (reporter de campo) e o Silvio Luiz (comentarista), entre convidados como Lula, personagens do Pânico na TV, e outras figuras bem conhecidas na época – tiravam qualquer resistência, ou descrença, que a parte “na raça e no gogó” do patch tinha saído do “PLANO VIRTUAL” pra ser lançada de fato no nosso primeiro patch com narração inédita em português.

O George, sim, é “o cara” da edição brasileira de Winning Eleven. Sua doação pessoal ao papel de ‘voluntario’ é maior do que qualquer editor que eu tenha visto/ouvido falar, sem desmerecer ninguém aqui da Pesbrasil, da Webrasil ou da W11online, que sempre tiveram grandes editores.

Com o tempo houve algum desgaste do ânimo e o amadurecimento normal do pessoal da Equipe formada entre 2004 e 2005 – carreira, faculdade, vida pessoal, mudança de hobbys – e foram saindo da edição, por perder o tesão de compartilhar suas criações geniais. Acho que foi uma boa época para todos nós, e marcou uma geração que fez o nosso fórum decolar em reconhecimento entre editores sérios de texturas, que mostravam interesse em divulgar o seu trabalho e trocar conhecimento simples nesse grande hobby. Espero que todos eles tenham saúde e uma ótima vida pelos próximos anos.

Upei um video em homenagem ao patch no youtube. Uma pena a Konami ter abandonado tantos detalhes da narração, como nome dos times no começo do Jogo, Nomes dos campeonatos, Etc; nas versões mais novas do Pro evolution soccer. No WE de PS1 falava até os nomes dos jogadores na entrada em campo!



 Leia e Comente este post também no Fórum.

 

 

 

Marcadores: , , , , , , , , , ,


4 comentários para “George Harrison, um inovador nos Mods de games no Brasil

  1. Outra coisa muiiito possitiva foi a rapidez que vcs lançaram esse PATCH 5.0, porque quando vcs lançaram o PATCH 4.0 para PES 2009 o PES 2010 tinha acabado de sair aí ficou ao meu ver despresavel, não pelo trabalho mas por sair tarde demais, mas nesse 5.0 vcs jogaram duro, MEUS PARABÉNS!!!!

  2. Rapaz baixei e instalei o PATCH 5.0 muiiiito legal, a narração tambem tá otimaaaa, só achei um pouco aguda e Istridente quando grita o GOLLLL, mas tá tudo muiito bom mesmo!

  3. Gostaria de dizer que sou super fan do George Harrison, e de todo o pessoal da pesbrasil e parabenizar a todos pelos seus patches. Que bomba aki em Recife em playtimes e nos pcs de muita gente q conheço!

    abração a todos

  4. >caros amigos da pes brasil fiquei impressionado com o patch fix 2009 baixei instalei no patch do ano passado sencacional nao deixa nada a dever a pro evoluiton sou fa de vcs tudo de bom e continuem assim