Livros - Submarino.com.br

(Nostalgia) “Danado” fala sobre o 1º Patch com Dublagem Brasileira, para WE2000 sub-23 (PS1)

Publicado em

Em 2010 eu usava na descrição do Perfil da Pesbrasil no twitter: “Comunidade Brasileira de editores de Pro Evolution Soccer. 1ª Narração em português brasileiro para WE/PES“.

Alguns meses depois disso o George Harrison me mandou um scrap no Orkut me corrigindo porque esse “pioneirismo” era de outras pessoas, com um link deste video que o Danado* (apelido do narrador, Neri) tinha postado no Youtube.

 (*) Obrigado ao Valdenir Lima pelas correções, nos comentários do post

Video: Korea e Japan 2002, PS1 o primeiro we narrado em português BR (Duração: 5 min)

A ironia é que eu tinha jogado este patch com times da Copa do Mundo 2002 no emulador ePSXe e me lembrava que era muito boa, apesar da concorrência de Jon Kabira. Pra quem não se lembra, Kabira talvez seja o maior “culpado” pela popularidade do Game no Brasil, que mesmo sem quase nenhum brasileiro entender uma única palavra, tinha o mesmo estilo de grito de “gooooooooooooooool” das transmissões de Radios e que era magnético gostar daquilo. Pelo menos para mim, fã de futebol e videogame. Então, se me permitem a correção, o trabalho do George Harrison no Pesbrasil 1.0 foi o segundo editor que gravou na própria voz para um patch brasileiro. O que não muda em nada a inovação do seu trabalho, que é detalhado e bem-humorado.

No fim do Video Neri faz um depoimento das dificuldades de traduzir falas em um idioma totalmente desconhecido pra eles, o que despertou a criatividade nas falas. Algo como um BrainStorming pra relacionar uma ação em campo previsível ou mesmo inventar algo engraçado pra dizer praquele instante que algo era meio “obscuro” nos comentários do narrador e comentarista japoneses.

Dizem que brasileiro quer levar vantagem em tudo, mas sem uma boa dose de altruísmo nenhuma colaboração gratuita e bancada pelos próprios criadores assim vingaria.

É claro que o pessoal que fez o patch de narração naquela época não ficou milionario com isso. Assim como nenhum editor que posta no Forum da Pesbrasil ou em outro forum qualquer de MODs de seu jogo favorito, ficará. A idéia é se divertir, e fazer disso uma contribuição valiosa pra quem gosta de Jogar com o seu jogo personalizado.

Quem não acredita em altruísmo pode criar um blog e fazer sucesso com os seus “pitacos” por algum tempo. Ou fazer história criando algo inovador e marcar a vida de outras pessoas. Com certeza, daqui um tempo, lembraremos das coisas boas e não dos seus críticos oportunistas. Muitos editores passam por essa experiencia hoje em dia e não é facil se segurar com certa insistência de comentários negativos.

Agora, motivado pelo lançamento da narração do Silvio Luis como explicou o próprio Neri, finalmente pudemos conhecer um pouco mais da história desses pioneiros que motivaram o George a gravar na própria voz milhares de callnames de jogadores e centenas de falas gravadas e regravadas até um ficar num nivel bom de qualidade, o que não é fácil de se fazer com equipamento amador.

 Faça o download de nossos patches com a narração de George Harrison.

 

 

 

Tags: , , , ,


11 comentários para “(Nostalgia) “Danado” fala sobre o 1º Patch com Dublagem Brasileira, para WE2000 sub-23 (PS1)

  1. Vi que algumas pessoas pediram o link pra download desse jogo.
    Segue abaixo, o link:
    http://wexpertsedicao.blogspot.com.br/2012/03/download-copa-do-mundo-2002.html

  2. Lembro dessa narração em um patch Campeonato Brasileiro 2003, e era simplesmente shows, saudades daquela epoca…

  3. neri eu sou seu fã e gostei muito muito mesmo da sua narração
    e gostaria muito de jogar no ps2 e ps3 co a sua narração também,
    pois meu irmão e eu adoramos a sua narração,e para nós com toda a certeza a sua narração é a melhor do ps1…!!!um grande abraçooooo e fique com Deus…!!!

  4. Valdemir, sou um cara que cresceu jogando esse jogo editado por vcs, e nao consigo mais encontra-lo para download, gostaria que vc postasse algum link para os fas como eu possam baixar, meu email é

  5. hoje o pes tem uma narraçao profissional e cheia de detalhes, mais era muito mais divertido quando juntava akela galerinha na frente da tv pra jogar winning eleven e todo mundo rachava de rir com a narraçao do neri….

    saudades desse tempo

  6. Boa noite a todos! Fiquei feliz em achar algo sobre esta magnifica versão do we2002 para ps1. Estou há muito tempo a procura deste jogo, mas não achei nem para download. Muito boa a narração do nosso querido Danado, e com esse negócio da aposentadoria do Galvão, eu sugiro montarmos uma campanha para que o Danado o substitua! Já pensaram; Danado narrando a copa de 2014?! Seria massa né?! Bem se alguem tiver um link para download deste jogo maravilhoso, por favor, me enviem!!!!

  7. Nossa que bacana, muito bom essa historia.

    Podiamos fazer um podcast da pesbr com eles quem sabe alguns editores não fiquem animados em editar, já que hj em dia tem muito mais coisas "na mão" do que na epoca deles, que era tudo o inicio, sem ferramentas de edição tudo na raça e vontade.

  8. Olá denovo, vi que ja corrigiram o post.. tks.. só faltou uma correção "o patch foi para copa de 2002 mas em cima do Winning Eleven 2000 sub23", bem é isso e sucesso a vcs!

  9. Olá, obrigado pela postagem, isso é mais gratificante que qualquer coisa, só quero corregir algo, quem esta falando no video é meu amigo Neri (danado), ele que foi o dono da voz no patch, eu Valdenir Lima tive a idéia, fui o tecnico na programação, edição e montagem do audio na ISO e meu irmão foi quem editou as camisas, status o nomes das seleções.Mais uma coisa, estou seguindo vcs no twitter!!

    Bem só queria esclarecer isso e obrigado mais uma vez pela homenagem.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>