(PES 2014) Juce abandonará o desenvolvimento do Kitserver de vez

por

Bem, o titulo pode parecer provocativo ao Juce, a quem nós fãs do PES devemos tanto agradecimento. Mas escrevo com a expectativa (ou ilusão) de que os leitores sabem distinguir uma observação do futuro da edição no PC (do que se trata o título), de um desmerecimento do trabalho de garimpagem do Kitserver nestes anos (o que não é o caso) – Claudio

 

Este PES 2013 PC é a ultima versão onde os fãs do PES no windows terão a oportunidade de usar o Kitserver – Tool que “redireciona” texturas editadas e arquivos de sons numa pasta nova (geralmente /kitserver/GDB) dentro da pasta original de instalação do Jogo. Todo o funcionamento do kitserver se deve ao uso de hacking de outros developers e depois na troca de conhecimento do sistema de compilação AFS, criado e usado em jogos dos consoles Playstation 2 e Dreamcast, mas que será abandonado no PES-2014 de PS3,Xbox 360 e PC.

 

Fã de emuladores de Playstation 1 na época em que comecei a jogar (e editar) PES no PC, me fisgou esse envolvimento bem parecido e o lançamento de tools gratuitas em foruns europeus, para um jogo com tantos times fakes e que te dava uma liberdade incrivel de criar, quase um “Do-it-yourself”.

 

“Pionerismo”

No Playstation 1 a série Winning Eleven já era bem popular entre os brasileiros e as modificações (patches) eram feitos “na unha” por manipulação de Hexadecimais, pois não existiam ainda arquivos de texturas+modelagem 3D nos jogos.

 

No Playstation 2 ainda por algum tempo usaram esse mesmo procedimento de extrair dados da ISO e edita-los sem nenhuma GUI. Brazucas (só com versões pagas, presença certa nos camelôs da Santa Efigênia e Uruguaiana), W11online e Webrasil (essas duas, com Download gratuito) eram bem conhecidos na época por lançarem modificações de WE/PS2 com edições quase que exclusivamente em Hexa.

 

O primeiro programa (tool) disponibilizado para download publico que permitia extrair/inserir arquivos modificados sem muita dificuldade foi o AFS Explorer. Junto, veio o WE Picture Decoder para inserir imagens nos arquivos binários de faces, uniformes e escudos de times e que foi usado de base p\ outro programa com interface mais amigavel, o “WE-Graphic Studio” – permitindo arrastar texturas e converter paletas compartilhadas de cores automaticamente. O WE GS depois seria chamado Game Graphic Studio por ser compativel com outros games (GTA San Andreas, Tekken, Silent Hill, …) e foi se tornando mais popular nos foruns de edição destes games mundo afora.

 

Só mais tarde, com a troca de informações entre criadores de tools de edição de Option File, o Kitserver surgiria para o PES-5 (PC) nas mãos de Juce e Robbye, com a opção de usar texturas de Kits(uniformes) fora da pasta /AFS/, o que acabava com o limite de espaço em kbytes reservado por arquivo dentro de um *.AFS (um tipo de arquivo ZIP com todos os graficos e sons do jogo) – A opção “regenerar” do AFS Explorer estava finalmente obsoleta. O auge do programa foi o PES-6, com módulos para quase todos os tipos de texturas dentro do jogo.

 

Aposentadoria “forçada” de Juce no PES 2014

Eu já estava a par do novo rumo do Kitserver desde o fim de 2011, por posts do próprio Juce no forum Evo-web, mas parece que agora a tool está na mão de outra equipe mesmo. Citando Juce, em Janeiro de 2013, no mesmo Evo-web:

I don’t work on Kitserver anymore, so if Jenkey decides he doesn’t want to update it, or doesn’t have time, whatever the reasons – that’s the end of it, then. If somebody else is interested in picking that up, i can share whatever the source i have (incomplete for Kitserver 13).

Juce já abandonou o Kitserver outras vezes, mas sempre ficávamos na torcida para ele (ou Robbye) ajudarem os novos desenvolvedores a manter o “framework” (base para os edições de faces, uniformes, etc) que é o Kitserver funcionando razoavelmente bem, por conhecer e gostar tanto de sua criação.

 

No próximo ano a liberdade de edição na versão PC volta à estaca zero com a Fox Engine substituindo os arquivos .AFS/.IMG. E, apesar da expectativa de jogadores da plataforma PC de que a Konami inclua um EDIT MODE no PES-2014 com a Fox Engine

- EDIT MODE, de onde saem as dicas (leia-se hexadecimais, base dos hacks) para Tools de edição de Option File e do GGS e Kitserver na plataforma PC, mas que tambem facilita fãs de consoles com Option Files para o jogo original criarem a Premier League, p.exemplo –

… apesar dessa expectativa, pessoalmente, eu acredito que a utilização do coringa D-R-M está tão enraizada nos estúdios de Games hoje em dia, que a simples licença de um clube ou campeonato nacional irá se tornar um item comprado numa PSN Store, Xbox Live ou Windows Store. Como já é feito com a J-League no próprio Winning Eleven 2013.

 

É inegável que o sucesso da distribuidora Eletronic Arts, com seus DLCs Pagos disponiveis um dia depois do lançamento oficial do jogo para compra digital, será tendência na próxima geração de consoles e a Konami pode ter olhado para esta possibilidade em suas franquias que serão movidas pela Fox Engine.

 

Nesse “Papo reto” da busca obsessiva por “naming rights”, imagens ou sons copiados por terceiros, o papel de editores de Kits ou Faces passa a ser algo ilegal, num futuro não muito distante – mesmo sendo feito por fãs do game e – na maioria das vezes – disponibilizado de graça.

 

Apesar do cenário desfavoravel, eu torço, mesmo, para a Konami manter a flexibilidade de criação dentro do jogo de algum jeito. Há quem torça pra ter o maior numero de licenças de ligas nacionais e campeonatos continentais, mas eu torço só pela autonomia de criação delas. E a volta do modo Comunidade offline, sem a necessidade de ter conta no facebook para ter estatísticas de partidas offline (precisa lembrar que isso é outro DRM?)

 

Links externos

  • Evo-web: (PES-2013 PC) KFS – Kitserver File System
  • Internet archive: DTE=NG – WE-Picture Decoder e AFS Explorer
  • Internet archive: Muchovicio – Game Graphic Studio
  • Manuais do Kitserver traduzidos: PES5 & PES6PES2009PES2010PES2011
  • DRM (caça às bruxas) na música norte-americana: Beastie Boys processados um dia antes da morte de Adam Yauch

 

 

 

Marcadores: , , , , ,


Um comentário em “(PES 2014) Juce abandonará o desenvolvimento do Kitserver de vez

  1. Tenho certeza que surgirão novos programas para essa engine e não demorarão, não vejo problema nisso.

Deixe uma resposta