Livros - Submarino.com.br

Tutorial: Comprimindo videos com o VLC Media Player para h.264 (youtube)

Publicado em

Uma das dificuldades de quem grava videos em games, seja replays de gols no PES ou qualquer outro jogo, usando o Fraps (comercial) ou Taksi (freeware) é a resolução de video alta (1280×720, por exemplo) resultar num tamanho enorme em mbytes e até gbytes, mesmo com poucos segundos de duração. Usar plugins de compressão e diminuir este tamanho é obrigatório pra garantir que seu video esteja acessível pra qualquer um no youtube ou outro site de Videos, antes mesmo de avaliar o que ele mostra de conteúdo.

Use este tutorial pra algo util… sem ser algo do tipo ai emcima (medo).

h.264: Codecs x Encoders

Se você já mexeu com edição de som no PC, notou que o codec (leitor) de mp3 está presente nele, mas o encoder (gerador, conversor) é menos comum. Isso é comum com o h.264 também. Isso varia de acordo com a licença de uso do criador de cada encoder, e principalmente, do programa de edição de som/video.

O caminho normal pra essa compressão é usar o Movie Maker ou VirtualDub. O problema é, principalmente com o segundo, esbarrar na falta de plugins essenciais como os encoders h.264 (video) e mp3 (audio).

VLC Media Player

Um caminho simples que descobri a pouco tempo é usar o próprio VLC media player pra fazer esta conversão. Ele instala por padrão os codecs de compressão mais usados pra assistir os filmes, mas também permite criar videos nesses formatos. Os encoders mais populares vêm “de fábrica”.

Ai embaixo está o tutorial simples que fiz. Se você entende o minimo de inglês deve notar que é bem intuitivo.

Obs: o inseto (bug) do Background é o meu wallpaper – apesar de sugestivo, ignorem ele rsrs icon biggrin Tutorial: Comprimindo videos com o VLC Media Player para h.264 (youtube)

A resolução do video de origem é o mesmo do video de destino. Eu cito 720p (1280×720) no Video porque é a mais usada por mim pra ver os videos no Youtube. 1080p (1920×1080) ainda é extravagância e a banda pra um video desses é muito alta pra realidade brasileira, mesmo com compressão h.264.

 

 

 

Tags: , , , ,


Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>